Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 19 de outubro de 2013

ANEMIA FALCIFORME, O QUE É, SINTOMAS, CAUSAS, TRATAMENTO, DIAGNÓSTICO, GENÉTICA, TEM CURA.

A anemia falciforme é uma doença genética que tem como característica a forma de foice das hemoglobinas(glóbulos vermelhos do sangue), cuja principal função é o transporte de oxigênio para todos os órgãos e tecidos.
A anemia falciforme é uma doença grave que atinge em sua maioria a população negra e seus descendentes.
Os indivíduos que sofrem de anemia falciforme possuem hemácias que em baixa pressão de oxigênio apresentam formas irregulares, fazendo lembrar uma foice (daí o nome da doença).
- Sinais e sintomas.
Anemia profunda;
A maioria das pessoas com a doença apresenta anemia crônica, com níveis de hemoglobina baixos como 6,0 G/dl. Por ser ser uma condição crônica, o organismo está adaptado a conviver com esses níveis mais baixos de hemoglobina. A causa dessa anemia é a destruição rápida das hemácias, e não da falta de ferro 
Dor nas articulações (síndrome mão-pé);
Nas crianças, as de dor podem ocorrer nos pequenos ossos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão no local.
Dores generalizadas, (crises de dor);
É o sintoma e complicação mais comum da doença. As crises podem ter duração de 4 a 6 dias, mas posem persistir por semanas 
Infecções e febre;
As infecções constituem a principal causa de morte das pessoas com doença falciforme. As pneumonias são as mais frequentes. Também as meningites, as infecções nos rins e as osteomielites ocorrem mais em crianças e adultos. Os episódios de febre, principalmente nas crianças, devem ser considerados sinais de perigo iminente. 
Cor amarelada dos olhos (icterícia);

É o sinal mais frequente da doença. Quando o glóbulo branco se rompe aparece um pigmento amarelo no sangue, que se chama bilirrubina . A urina fica da cor de coca-cola, e o branco dos olhos torna-se amarelo. O quadro não é contagioso e não deve ser confundido com hepatite. 
O diagnóstico precoce para as doenças falciformes e outras hemoglobinoplastias é um dos exames realizados na triagem neonatal - teste do pezinho (uma semana de vida do bebê). 
Priaprismo; 
Quando a crise vaso-oclusiva ocorrem nos vasos que irrigam o pênis, há ereção prolongada e dolorosa. É mais frequente nos adolescentes ou pré-adolescentes. Os episódios prolongados, com mais de 3 horas de duração, devem ser encaminhados ao serviço de urgência.
A anemia falciforme não tem cura, mas tem tratamento.


Tratamento da anemia falciforme.
Com uso de antibióticos e ácido fólico;
Educação humanizada aos pais e familiares com explicações sobre como agir quando ocorrerem os sintomas mais comuns da doença;
Existem vários fatores que podem deflagrar a deformação dos glóbulos vermelhos. Por isso é importante tentar evitá-los. Fazer atividades físicas muito cansativas ou ir para lugares de grande altitude, por exemplo, pode reduzir o suprimento de oxigênio que o corpo recebe e provocar uma crise falcêmica;
Evitar estresse e depressão;
FONTE:

Nenhum comentário: