Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 19 de outubro de 2013

Horário De Verão Deve Gerar Economia De 5% Segundo Celesc.

O horário de verão começa no próximo domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.
Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.
Economia de energia
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cerca de 5% nos estados participantes.

A partir da 0h de domingo (20), entrará em vigor o horário de verão 2013-2014. Neste dia, os relógios deverão ser adiantados em uma hora e a medida vai durar até 16 de fevereiro de 2014. Para o período, está prevista uma economia de 5%, a mesma do horário de verão passado.
O objetivo é reduzir a demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de pico e o consumo de energia devido ao aproveitamento maior da luz solar. Entre os fatores que auxiliam essa economia, estão a mudança de comportamento dos consumidores residenciais, que aproveitam mais a luminosidade natural adiando o uso de eletrodomésticos, chuveiro e iluminação.
A última edição do horário de verão, que iniciou em 21 de outubro de 2012 e terminou no dia 17 de fevereiro deste ano, proporcionou uma redução em torno de 5% na carga do sistema elétrico da Celesc e 0,5% no consumo de energia na área de concessão da empresa, que abrange 92% do território catarinense.

A redução da demanda apresentada em 2012/2013 foi equivalente a 79% da carga do município de Florianópolis ou 37% da carga de Joinville, no Norte de Santa Catarina, durante todo o período do horário de verão.





G1 SC

Nenhum comentário: