Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 24 de novembro de 2013

Atividades sobre Pronome Possessivo com Gabarito.


EXERCÍCIOS:

1) Identifique os pronomes possessivos com função de substantivo com um traço embaixo e coloque entre parênteses os pronomes possessivos com função de adjetivo.
Atividades sobre pronome possessivo com gabarito

a - Seu chapéu é de palha e o meu é de pano.
b - Sua voz está rouca.
c - Meus livros de história estão emprestados.
d - A tua coleção de discos está completa?
e - Nossas opiniões não combinam.
f - Aquele é o meu professor de Matemática.


2) Identifique os pronomes demonstrativos existentes nas frases, classificando-os em pronomes demonstrativos substantivos ou pronomes demonstrativos adjetivos.

a) Este livro é meu. De quem é aquele?
b) Aquela bicicleta é minha.
c) Isso é seu?
d) Aquilo não foi correto.
e) Aquele menino é filho da Lúcia.
f) Aquelas árvores embelezam a rua.


3) Preencha as lacunas com o pronome demonstrativo adequado, de acordo com a situação em cada frase:

a) Você está estudando com outro colega e precisa usar a borracha que está com ele. Você dirá: empreste-me ________ borracha (esta, essa, aquela)

b) Você está trabalhando com uma tesoura. Ao referir-se a ela, você dirá:_______ tesoura está enferrujada. (esta, essa, aquela)

c) Você e Lúcia estão precisando consultar alguns livros que estão guardados em outra sala. Você pede: Lúcia, por favor, vá pegar ________ livros de Língua Portuguesa. (estes, esses, aqueles)

d) Lúcia volta com os livros, dizendo: _______ vão nos ajudar bastante. (estes, esses, aqueles)


Gabarito:

Resposta do exercício numero 1
a. (Seu) chapéu é de palha e o meu é de pano.
b. (Sua) voz está rouca.
c. (Meus) livros de história estão emprestados.
d. A (tua) coleção de discos está completa?
e. (Nossas) opiniões não combinam.

f. Aquele é o (meu) professor de Matemática


Resposta do exercício numero 2

a) este – pronome demonstrativo adjetivo 
  aquele – pronome demonstrativo substantivo
b) aquilo – pronome demonstrativo substantivo
c) aquela – pronome demonstrativo adjetivo
d) isso – pronome demonstrativo substantivo
e) aquele – pronome demonstrativo adjetivo
f) aquelas – pronome demonstrativo adjetivo

Resposta do exercício numero 3

a. essa     b. esta       c. aqueles      d. estes

Nenhum comentário: