Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 24 de novembro de 2013

Classificação das Drogas.

Droga é qualquer substâncias química que possa alterar a forma como seu organismo funciona. Estamos sempre associando a droga há algo ruim, mas não é bem assim. Algumas drogas podem fazer bem ao nosso corpo e até serem necessárias para o bom funcionamento, mas outras não. Por isso elas são divididas de acordo com seu uso e funções.
Classificação das Drogas
Drogas Sintéticas de Extração Natural

Uma das formas de classificar as drogas é quanto à fabricação. Neste caso, elas podem ser sintéticas e naturais. Chamamos de drogas sintéticas as substâncias com produto total em laboratório, que usam em seus componentes itens não encontrados na natureza, mas também produzidos em laboratório. Um exemplo disso são alguns medicamentos para dor de cabeça, como a aspirina, por exemplo. Sua composição é totalmente industrial. Mas, mesmo que use alguns componentes naturais, a droga ainda fica na classificação dos sintéticos quando há itens não naturais. Já as drogas naturais são extraídas diretos da natureza, sem qualquer interferência de uma substância produzida em laboratório. O cogumelo é um exemplo. Quando extraídos de meio naturais, alguns tipos de cogumelos produzem substâncias alucinógenas responsáveis até mesmo por melhorar o sono e alterar funções do cérebro, criando imagens e pensamentos irreais.

Drogas Ilícitas e Lícitas

Esta uma classificação comercial das drogas quanto à sua venda. São consideradas drogas lícitas aquelas que causam alguma alteração no funcionamento do organismo, mas podem ser vendidas sem ser considerada crime. Os maiores exemplos são as bebidas alcoólicas e os cigarros. Já as drogas ilícitas são aquelas em que é crime a venda, porte e repasse. Os maiores exemplos são as populares maconha, cocaína, craque, LSD, dentre outras onde o crime organizado é forte em diversos países. Em alguns países, contudo, está se debatendo o uso da maconha para fins medicinais. Na Holanda a droga já é comercializada legalmente em diversos estabelecimentos comerciais por ser considerada importante no alívio da dor de doenças terminais, como câncer e AIDS. Os medicamentos para curar doenças e sintomas de enfermidades são considerados drogas lícitas, pois podem ser comercializados se todos os devidos impostos forem pagos.

Drogas Alucinógenas

Uma classificação mais geral das drogas as divide em alucinógenas ou não. Este tipo de substâncias altera as funções cerebrais, causando um tipo de embaralhamento na mente e por isso criam ilusão de que algo está acontecendo, quando na verdade não está. São geralmente estimuladas áreas relacionados ao funcionamento da memória e visual, causando alterações na forma de percepção de vida. Existem hoje tanto drogas ilícitas e lícitas com efeitos alucinógenos, naturais ou sintéticas. O LSD, por exemplo, é uma droga totalmente sintética que altera diversas partes do cérebro, tanto alterando a produção de adrenalina como a percepção do mundo ao redor, tanto visão como audição. Já o cogumelo, por exemplo, é totalmente natural e afeta os sentidos e a mente, criando ilusões consideradas ‘mágicas’. Outro grande exemplo é a maconha, responsável por alterar a percepção de quem ingere a droga tanto visual, como sensorial e outros pontos do organismo, como a fome e a fadiga. Também altera a percepção de dor, por isso quem ingere pode se machucar seriamente e não sentir nada.

Drogas Alucinógenas
Drogas Depressoras e Anti Depressoras

Tais substâncias são responsáveis em agir em uma parte muito específica do organismo: na produção hormonal, alterando por isso o humor e por sua vez sua percepção do mundo. Hormônios em excesso de um lado e em falta do outro, bem como uma visão deturpada dos fatos fazem as pessoas ficarem mais tristes ou mais felizes. As drogas anti depressoras tem como finalidade diminuir a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Com isso você pode deixar passar algumas sensações ruins. Podem ser do tipo lícitas e ilícitas, já que podem ser indicadas por médicos para tratamentos de depressões e alterações no sono profunda. Costumam deixar a mente tão lenta que o sono vem rápido, por isso são indicadas para quem sofre de insônia em casos de leve a grave. As drogas depressoras são responsáveis por deixar quem ingere triste, podendo estimular até mesmo o suicídio. A cocaína, por exemplo, é considerada uma droga depressora, pois altera drasticamente o funcionamento mental. Algumas pessoas começam a se sentir perseguidas enquanto estão sob o efeito desta droga e podem chegar a cortar seus pulsos sem perceber a gravidade da situação. Também são alucinógenas.

Drogas Estimulantes

São as responsáveis por alterar o funcionamento do organismo para mais. Sempre mais atividade, mais adrenalina e mais ação, por isso são apelidadas de ‘arrebite’, fazendo quem ingere perder o sono e passar até mesmo dias sem dormir. Em níveis mais leves, as drogas estimulantes são recomendas, no caso de pessoas com organismo lento que querem acelerá-lo para queimar mais calorias. Há diversas drogas lícitas estimulantes, como a cafeína em cápsulas, chá preto, chá vermelho, pó de guaraná, creatina e BCAA. Algumas são seguras, mas não devem ser ingeridas por pessoas hipertensas. Drogas ilícitas e estimulantes possuem alta concentração de substâncias que aceleram o organismo, causando aumento do batimento cardíaco e podem levar ao infarto. Suas doses não são seguras, por isso todo cuidado é pouco. São exemplos comuns: LSD e a heroína.

Drogas Estimulantes
Drogas Mistas 

São na verdade a maior parte das drogas, pois possuem dupla função. Muitos medicamentos farmacêuticos entram nesta classificação, porque podem ser estimulantes, eliminar a dor e ser alucinógenos ao mesmo tempo. Um bom exemplo é o Rivotrill, medicamento anti depressivo usado para controlar o sono e ansiedade que, quando em dosagens altas, é um perigoso alucinógeno. Há ainda o conhecido álcool em bebidas, também alucinógeno quando ingerido em altas doses e alterador de funções do sono e muitos outros sensores cerebrais, como memória e visão, deturpando a percepção do mundo. A maconha costuma ter o mesmo efeito alucinógeno e estimulante, também inibindo a a dor, assim como diversas drogas anti depressivas. Sem acompanhamentos médicos, tais itens podem ser fatais para o indivíduo.

FONTE:

Nenhum comentário: