Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 24 de novembro de 2013

Manchas nas laranjeiras.

Pergunta: Tenho várias laranjeiras na serra de Teresópolis. Tenho observado que estão morrendo. Elas tem aproximadamente 15 anos. Gostaria de saber o tempo de vida dessas frutíferas (em média) e os cuidados necessários, tais como poda, controle de pragas, etc. Acredito que estão com alguma praga pois em seus caules tem manchas brancas (pelinhos verdes) como se houvesse mofo e também seus galhos mais externos perderam as folhas e estão secos e quebradiços. O que devo fazer? – Lucia Jambo
Resposta: Olá Lucia,

As manchas brancas nas fotos, nada mais são do que líquens. Em geral eles não provocam mal à planta, pois não são parasitas ou doenças. Pelo contrário, na maioria das vezes são indicadores da qualidade ambiental. (quanto mais variados forem os tipos e mais abundantes os líquens, melhor é a qualidade do ar no local). O líquens são associações simbióticas entre algas e fungos. Eles se utilizam da casca da árvores como suporte e podem decompor apenas as partes mortas da casca da planta e partículas que vem no vento e nas chuvas. No entanto, quando eles são muitos, acabam impedindo que a luz do sol chegue aos ramos, fazendo com que a planta fique um pouco “abafada”. Eles são mais frequentes nas plantas velhas.

O tempo de vida útil de um pomar de citros é de 20 anos. Como seu pomar tem 15 anos, pode ser considerado velho. No entanto, antes de renová-lo com novas mudas você pode tentar a poda de rejuvenescimento, podando todos os ramos 30 a 40cm acima das pernadas, expondo assim todo o tronco e a parte restante dos ramos principais. Elimine também os ramos ladrões, além dos secos e doentes. Efetue essa poda com serrote, deixando cortes limpos. A poda de rejuvenescimento deve ser realizada após a frutificação. O tronco e os ramos devem ser caiados, para eliminar parasitas, matar os líquens e proteger as árvores do sol forte. Queime esses restos de poda para que não se tornem focos de reinfestação de pragas e doenças.

Sugiro que você solicite uma análise de solo com recomendação para a área do seu pomar, que indicará quais os nutrientes ele precisa para melhorar a produção. A análise de solo tem um excelente custo/benefício, e as informações que ele dá são valiosíssimas. Procure se informar nas faculdades de agronomia ou escritórios da Emater sobre o mais próximo do seu sítio.
FONTE:

Nenhum comentário: