Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Curiosidades e Características dos Morcegos.

Vamos falar um pouco sobre os morcegos. Vamos dar a conhecer algumas curiosidades sobre este animal noturno, nomeadamente como se alimentam, como caçam, como conseguem ver à noite e ainda desmistificar alguns mitos que existem sobre este animal.

Os morcegos (classe Mammalia, ordem Chiroptera) são uma das histórias de evolução com mais sucesso na Natureza, com cerca de 1100 espécies conhecidas, distribuídas por 16 famílias. Estes animais ocupam todas as regiões terrestres do planeta, exceto o Ártico e o Antártico.
E ao contrário daquilo que a maioria das pessoas pensa, os morcegos durante o dia têm uma visão aguda e à noite usam a audição e o sonar, também conhecida como ecolocalização, para caçar e contornar obstáculos. Estas ondas ultrassónicas podem variar entre as 50 mil e as 200 mil vibrações por segundo, sendo estas frequências muito superiores às que podem ser ouvidas pelo Homem.
Os morcegos emitem ultrassons entre 20 a 30 vezes por segundo, a partir da boca e do nariz, e captam o som refletido em forma de eco e em todas as direções, através das suas grandes orelhas. Através deste sonar é possível assim os morcegos identificarem em que tipo de natureza se encontram e qual a forma e o tamanho do objeto que circundam.


De que se alimentam os morcegos?

Apesar da grande maioria dos morcegos se alimentar de frutos (frugívoros) e insetos (insetívoros), existem outras espécies que se alimentam de peixes (piscívoros), sangue (hematófagos), lagartos e ratos (carnívoros) ou rãs (ranívoros).

Um morcego insetívoro pode comer cerca de 600 mosquitos numa hora, o que equivale a cerca de 3 mil por noite. Isto permite-nos imaginar como aumentaria a quantidade de mosquitos, se não houvessem morcegos.

Por comerem muita fruta, os morcegos são responsáveis pela manutenção de florestas, já que ao deixarem cair as sementes num local diferente do original, há a possibilidade de crescer uma nova árvore ou planta. Apenas um morcego pode transportar mais de 500 pequenas sementes numa só noite.


Ciclo de vida

A média de vida fica entre 20 e 30 anos. Vive em grupos, onde há um macho dominante e o restante do grupo é composto por fêmeas. Atingem a maturidade sexual por volta de 1 ano de idade. A gestação dura de 2 a 7 meses, gerando em média 1 filhote, que nasce sem pêlos ou com pelagem bastante tênue e são amamentados por 2 a 4 meses.

Principais espécies e danos

Ao contrário do que se pensa, a maioria dos morcegos são benéficos ao meio ambiente, ao se alimentarem podem disseminar sementes, polinizar flores e controlar populações de insetos. Os morcegos que causam algum dano ao homem são os hematófagos, pois ao sugarem o sangue da presa podem transmitir a raiva. Eles atacam os animais domésticos, e são raros os casos de ataque ao homem, quando ocorre é para defender-se. Vários estudos realizados detectaram que diversas espécies de morcegos, mesmo não sendo hematófagos, apresentam o vírus da raiva. Geralmente, os morcegos, em ambiente urbano, causam bastante medo e incômodo às pessoas, seja pelos mitos que envolvem os morcegos ou por sua aparência e hábitos.
As principais espécies que ocorrem em residências são:
Fontes:

Nenhum comentário: