Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 4 de janeiro de 2015

Alimentos Que as Mulheres Devem Evitar

Alimentos Que as Mulheres Devem Evitar

As mulheres estão em constante flutuação de hormônios e por isso têm as tão conhecidas mudanças de humor. Durante o período menstrual essas alterações se tornam mais comuns e evidentes. Para que fique mais claro é importante entender que o ciclo menstrual está dividido em três fases que são: folicular, ovulação e luteínica.
Essas fases acabam criando as variações de humor que geram a instabilidade emocional e também a TPM (Tensão Pré-Menstrual). Os hormônios tem níveis fora do normal durante o ciclo menstrual, dentre esses hormônios estão os femininos estrogênio e progesterona como os neurotransmissores como a serotonina.

Alimentos Que as Mulheres Devem Evitar

Quando os hormônios ficam descontrolados acarretam na TPM, entretanto, é possível se cercar de algumas atitudes que evitam a TPM. A alimentação tem grande influência sobre esse período, confira quais alimentos evitar em cada uma das fases do ciclo menstrual.
Ciclo Menstrual
Período do 1° ao 7° dia
Características da Fase

Durante esse período a mulher pode ter as temidas cólicas já que acontecem contrações uterinas, esse processo é necessário para que o sangue seja eliminado pela menstruação. Porém, saiba que ter dores muito fortes e que demoram a passar não é normal e é indicado procurar um médico. Nessa etapa do ciclo as concentrações de estrogênio e progesterona se encontram bastante baixas.

Alimentos Indicados

As mulheres se sentem mais sensíveis e menos dispostas nessa fase, para melhorar isso é interessante ingerir alimentos que sejam ricos em ômega 3. O ômega 3 é encontrado em alimentos como atum, salmão, sardinha e outros peixes. O objetivo é fortalecer o sistema imunológico. Para reduzir a sensação de estresse consuma alimentos que tenham grande concentração de ferro como beterraba e brócolis.
Alimentos a Evitar

Para que essa fase passe mais tranquilamente a dica é evitar alimentos que causem fermentação como leite, queijos e derivados. Além disso, também é importante evitar alimentos que deixem o trânsito intestinal mais lento como os refinados, dentre os quais estão açúcar e farinha de trigo branca.
Período do 8° ao 17º
Características da Fase

Nesse período os níveis de estrogênio chegam ao seu ápice, em especial no 14° dia. Durante esse período a mulher está ovulando e tem mais chances de engravidar. Uma fase assintomática que se caracteriza pela sensação de mais disposição das mulheres. Essa sensação de mais disposição se deve a mais estrogênio no organismo. A tendência é que nesse período as emoções de ampliem inclusive o apetite sexual.

Alimentos Indicados

Nesse período o mais importante é fortalecer o sistema imunológico, inclua em seu cardápio hortaliças que tenham magnésio como a rúcula e a couve. Esse mineral melhora o funcionamento dos músculos, ossos e nervos. Também é bom consumir frutas vermelhas que tem grande concentração de vitaminas A e C, elas possuem ação antioxidante.

Inclua também em sua dieta carboidratos complexos como massas e não esqueça dos cereais. Esses alimentos ajudam a manter o equilíbrio dos hormônios e dessa forma oferecem mais energia e ainda saciam mais a fome.
Alimentos a Evitar

Durante essa etapa fuja dos alimentos industrializados e também dos que possuem muito açúcar e bebidas alcoólicas.

Período do 18° ao 28°
Características da Fase

A fase seguinte é aquela que vem depois da ovulação e se chama luteínica. Nesse período a produção de estrogênio é reduzida e com isso aumenta a concentração de progesterona. O último tem como função preparar o útero para receber talvez um embrião. Se não há a fecundação o útero precisa expulsar o óvulo através da menstruação. Nesse período é normal que a mulher sinta dores de cabeça e uma necessidade maior de consumir doces.

O período ainda se caracteriza pela maior sensação de irritação que se deve pela redução do nível de serotonina, o neurotransmissor que é responsável pela sensação de bem-estar.
Alimentos Indicados

Como existe uma grande retenção de líquidos nesse período é bom consumir alimentos que sejam diuréticos como abacaxi, chá verde, melancia e outros. Além de ajudar na digestão esses alimentos também melhoram o inchaço do corpo. Os chás amargos também podem e devem fazer parte dessa fase, pois desintoxicam o organismo e melhoram o funcionamento do fígado, tente chá de boldo ou alcachofra.


Para aliviar o desejo de doces aposte no chocolate meio amargo que tem 70% cacau e que seja sem lactose. Esse chocolate tem como papel estimular a liberação de serotonina fazendo com que você se sinta melhor. Mas, cuidado com exageros consuma no máximo 30 gramas por dia.
Alimentos a Evitar

Nessa fase nada de consumir alimentos que sejam muito gordurosos, carne vermelha e sal. Corte o açúcar, pois mesmo que ele libere endorfina o seu efeito é bastante passageiro e quanto mais o efeito acaba mais irritada fica a mulher.
Teste de Saliva

Uma forma de tentar controlar e contornar a TPM, que muitas vezes atrapalha a sua vida, é fazer um teste de saliva. Basicamente é um exame em que com um pouco de saliva é possível identificar quais são os hormônios que estão fazendo falta em seu organismo de forma a repô-los e diminuir ou acabar com a TPM.

TPM – Será Que a Sua é Normal?

Nem sempre a TPM é explicação para todo e qualquer mau humor feminino. A TPM não pode ser usada como uma desculpa para ser grosseira com as pessoas que a cercam. Tem alguns casos em que a mulher tem verdadeiros problemas emocionais e confunde os mesmos com TPM.

A TPM não é normal quando as oscilações de humor não bastante frequentes, se esse é o seu caso é importante procurar ajuda médica. Através de exames é possível identificar esses outros problemas que podem ser responsáveis pelo seu mau humor.
Avise as Pessoas

Quem tem TPM deve evitar ao máximo ter atritos e conflitos com as pessoas a sua volta, você pode dizer e fazer coisas das quais irá se arrepender. A dica é avisar as pessoas que está na fase da TPM e que elas vem ter mais cuidado para trará com você nesse período. O diálogo é a chave para passar ilesa por esse período tão difícil, mantenha a sua alimentação também em dia.
http://www.culturamix.com/saude/alimentos-que-as-mulheres-devem-evitar

Nenhum comentário: