Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 4 de janeiro de 2015

Curiosidades Sobre a Saliva. Todos nós estamos bastante habituados à saliva, até porque, ela não sai de nossa boca, literalmente.

Curiosidades Sobre a Saliva. 
Todos nós estamos bastante habituados à saliva, até porque, ela não sai de nossa boca, literalmente.

Funções da Saliva

Ela possuir inúmeras funções, tais como umedecer e lubrificar a parte interna da boca, facilitando assim o mecanismo da fala e ainda colaborando para que o alimento seja transformado em uma massa de fácil deglutição. Além disso, ela é capaz de controlar a quantidade de liquido que há no organismo, isso pode ser facilmente verificado, quando a boca seca é sinal que há pouca água o corpo.

Outra função importante da saliva é atuar na prevenção da cárie, já que a mesma circula constantemente no interior da boca, fazendo com que haja a remoção do restante de alimentos menores e ainda das bactérias que possam ali estar alojadas.

Todos os dias circulam pela boca em torno de 02 litros de saliva que são produzidos através das glândulas salivares.
Do que é Feita a Saliva

Como pudemos observar, a saliva nada mais é que uma homogênea mistura de secreções que são fabricadas, em sua grande maioria, por meio das glândulas salivares e ainda através das glândulas bucais menores, que desempenham um papel duplo na história: auxiliam no processo de digestão e ainda na melhora no processo de ingestão do alimento.

A saliva ainda possui uma função importante na proteção do corpo contra bactérias e vírus contidos no aparelho digestivo e respiratório. Isso ocorre porque ela tem imunoglobulinas secretórias, os famosos anticorpos, com a capacidade de fazer a proteção dos dentes, desta forma, quanto mais saliva a boca tiver, maior sua proteção.
Como as Cáries são Formadas

A saliva, por ter um efeito que causa a limpeza na boca, acaba sendo responsável por remover os restos de alimentos e também os microrganismos ruins da boca. Se a mesma não trabalhasse dessa forma, certamente as pessoas afetadas com o surgimento de infecções e cáries seriam um número grandioso.


De acordo com especialistas, vários dos grupos indígenas e primitivos, possuem uma saliva de melhor qualidade, contendo menos ácido, e, por isso, com menor incidência de cárie, já que não possuíam hábitos de saúde prejudiciais adotados por nós atualmente, como por exemplo, o consumo de álcool, tabaco e excesso de açúcar. Essas situações corroboram para o comprometimento da eficácia e qualidade da saliva.
Características da Saliva

A saliva tem como característica principal a de ser um líquido viscoso, claro, alcalino, e que possui um pH variável entre o 6 e 7, ideal para promover a prevenção das cáries. Sua composição é de 95% de água, 2% de sais minerais e o restante de substâncias orgânicas.

Além disso, elas podem ser classificadas em dois tipos de secreções proteicas, a mucosa, que auxilia na mastigação, rica em mucina, facilitadora da viagem que o bolo alimentar faz através do esôfago e, a serosa, que contém ptialina, que dissolve o amido dos alimentos.


Se formos ver de maneira clara, a saliva é uma das muitas coisas desagradáveis que são produzidas por nosso organismo, mas muitos não sabem do que ela é capaz de fazer.
Curiosidades da Saliva – Confira Logo Abaixo:

Esse fluido transparente produzido por nosso corpo, dentre outras coisas, possui uma propriedade analgésica, é repleto de bactérias benéficas ao organismo, é considerado como um bom afrodisíaco e, inclusive, tem sido comercializado ilegalmente por aí. Partindo dessas curiosidades bastante interessantes, resolvemos compilar cinco coisas diferentes sobre a saliva que quase ninguém sabe!
A saliva é afrodisíaca

Como já podíamos prever, o beijo estimula a liberação de diversas substâncias que causam bem estar ao organismo, como a ocitocina, dopamina, e serotonina, relacionadas ao desejo, amor e paixão, e estudos recentes mostraram que a saliva dos homens tem doses pequenas de testosterona, o que pode vir a explicar a preferência dos homens pelos beijos longos de língua.


De acordo com os pesquisadores, a troca de testosterona através do beijo, com o passar de semanas e meses, pode causar a estimulação da libido feminina, causando um aumento no desejo sexual delas. Desta forma, ainda que seja de modo inconsciente, os homens estão fazendo a preparação das mulheres para o ato sexual.
A saliva é analgésica

Cientistas vinculados ao instituto Pasteur divulgaram que a saliva é repleta de uma substância com o nome de opiorfina que, um analgésico com seis vezes mais poder do que a morfina. Além de se mostrar mais eficiente, a substância apresenta efeitos secundários menores e causaria, inclusive, benéficos efeitos no tratamento de descontrole mental, como no caso de depressão.
Guarda o DNA

Cientistas descobriram que é se pode determinar a idade de um indivíduo com certa precisão por meio da análise da saliva. Com o passar dos anos, o DNA perpassa por um desenvolvimento intitulado de “metilação”, que, em decorrência de fatores externos, especialmente a alimentação, ativam e desativam determinados genes.

Com isso, esse processo acaba causando modificações no DNA através do envelhecimento, e consequentemente altera o a saliva com o decorrer do tempo, modificando seu material. Através disso os cientistas foram capazes de determinar a idade de voluntários, com margem de erro não superior a 05 anos. Então, se pretende um dia esconder sua idade, não permita que façam a coleta de sua saliva.

A saliva é comercializada ilegalmente

A tuberculose afeta um enorme número de pessoas na África do Sul, da mesma forma que o HIV e a desnutrição. Por isso, o governo criou uma forma de ajudar a pessoas que não podem mais trabalhar. Mas além desses problemas, há muitos desempregados, e alguns espertinhos passaram a comprar quantidade de saliva dos doentes, por valores que variam entre R$ 9 R$ 20 o recipiente, com isso, conseguiam enganar o governo e recebiam também o auxílio doença.
Auxilia na manutenção da saúde dos bebes

Cena bastante comum em todos os lugares é ver a chupeta da criança cair no chão e a mãe/pai passá-la pela boca e logo voltar para dar ao bebe. Então, apesar de ser algo grotesco, cientistas da Suécia descobriram que agindo dessa maneira, as bactérias existentes na saliva dos pais passam para os filhos, protegendo as crianças contra determinadas alergias e doenças.

A saliva é coisa boa, não há porque ter nojo dela!
http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/curiosidades-sobre-a-saliva

Nenhum comentário: