Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 4 de janeiro de 2015

Curiosidades Sobre os Doodles do Google

Curiosidades Sobre os Doodles do Google

Provavelmente você já acessou o site do Google para fazer uma pesquisa e se deparou com outra versão do logotipo da empresa. Muitas pessoas até esquecem o que estavam indo procurar e começam a se informar mais sobre o desenho diferente que sempre tem um significado. Esses logotipos do Google modificados são chamados de doodles e fazem referência a um acontecimento importante do dia. Confira curiosidades a respeito deles.
O Que é Um Doodle?

A palavra doodle é inglesa e significa “rabisco”, mais ou menos o que se pretende passar com os desenhos estilizados por cima da logo do Google. Essa ideia de estilizar o logo da empresa não é nova, pois desde 1998 (quando a empresa foi fundada) os criadores Larry Page e Sergey Brin já investem nessas brincadeiras.
Os dois que são chamados também de The Google Guys já no início da operação da empresa resolveram mudar o logo para fazer uma homenagem ao Burning Man Festival colocando uma imagem atrás da palavra para mostrar que os funcionários não estavam trabalhando. Foi a partir de então que os dois decidiram que fariam modificações constantes na logo para celebrar as datas mais importantes.
Equipe do Doodle

A ideia de mudar a logo foi ganhando cada vez mais força e dessa forma foi criada uma equipe especialmente para isso. Nessa equipe estão aristas gráficos e engenheiros que se dedicam a fazer as mudanças. Durante o ano os doodlers (como são chamados os integrantes dessa equipe) fazem diversas reuniões com o objetivo de estabelecer quais serão as datas e eventos que merecem ser prestigiados.

Isso inclui desde datas comemorativas tradicionais como o natal até eventos que em uma importância mais local como o Dia da Batata que é muito festejado no Peru, mas desconhecido no resto do mundo.

Sugestão do Usuário

A Google é uma empresa que aceita sugestões dos seu usuários, dessa forma se você tem alguma data que deseja ver homenageada na página pode mandar enviar um e-mail para proposals@google.com, se os doodlers curtirem a sua ideia você poderá ver na página inicial do Google na data escolhida.
Vários Formatos

Durante todos esses anos foi aumentando a quantidade de doodles do Google e na maioria dos casos essas mais de mil brincadeiras são feitas a partir da estilização do desenho da logo que passa a ter elementos que remetem a data comemorativa ou pessoa homenageada.

Porém, conforme o tempo passou os doodles ganharam novos formatos como de vídeos, jogos, enigmas entre outros. Para conferir todos esses doodles e escolher os seus favoritos você pode acessarhttp://google.com/doodles/. Nessa página estão todos os doodles até mesmo aqueles que não tem versão em português.

Os Doodles Mais Legais do Google

Homenagem: Burning Man Festival (http://www.google.com/doodles/burning-man-festival)
Ano: 1998

Esse foi o primeiro doodle do Google e por isso mesmo merece estar na seleção dos melhores. Podemos ver que ainda é um doodle bem simples, mas que já abriu caminho para tudo o que viria a seguir.

Homenagem: 30° aniversário do Pac-Man (https://www.google.com/doodles/30th-anniversary-of-pac-man)
Ano: 2010

Qualquer coisa com Pac-Man já em potencial para ser legal e esse é um doodles mais lembrados e comentados. Os usuários adoraram poder jogar Pac-Man na primeira página do buscador e ainda ouvir a música do jogo ao fundo.

Homenagem: Charles Chaplin (pelo seu aniversário) (http://www.google.com/doodles/122nd-birthday-of-charlie-chaplin)

Ano: 2011

Para fazer uma homenagem ao 122° aniversário de Charles Chaplin o Google resolveu fazer um filme curtinho em preto e branco e mudo bem ao estilo do trabalho do artista. Bem divertido e interessante porque une o cinema antigo com o principal site de buscas do mundo.

Homenagem: Freddie Mercury (pelo seu aniversário) (http://www.google.com/doodles/freddie-mercurys-65th-birthday)
Ano: 2011

A homenagem a Freddie Mercury foi também um presente para os fãs, a animação é bem divertida e mostra partes das músicas e dos shows de um dos maiores astros do século ao som de “Don’t Stop me Now”.

Homenagem: 46° Aniversário de Jornada nas Estrelas (http://www.google.com/doodles/46th-anniversary-of-star-treks-1st-broadcast)
Ano: 2012

Os fãs de Star Trek com certeza gostaram do doodle em homenagem a série em que cada letra da palavra Google representava um membro da equipe da nave Enterprise. O mais legal desse doodle era a sua interatividade que permitia que o usuário criasse aventuras com os personagens comandados pelo capitão Kirk.

Doodles na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

Na Copa do Mundo do Brasil além do vexame da seleção brasileira que perdeu de 7×1 vimos outra novidade, a Copa cotada em doodles. A página inicial do Google criou doodles para todos os dias da competição em que mostrava os principais rivais que entrariam em campo, um pouco do Brasil e até homenagem para a grande vencedora, a seleção alemã recebendo um ‘tchauzinho’ da seleção espanhola.

Os criadores dos doodles especiais do Google para a Copa do Mundo foram obra de Ryan Germick e uma equipe de ilustradores e programadores que tornaram uma realidade as brincadeiras da página assim como a copa em nossa casa. Todos os jogos da Copa ganharam uma ilustração própria, o que já começou com a abertura que teve jogo do Brasil (http://www.google.com/doodles/world-cup-2014-1).
Desenhos em Tempo Real

Podemos perceber que os doodles se tornaram coisa séria quando descobrimos que Ryan e outros dois artistas da equipe de doodlers vieram ao Brasil para acompanhar o mundial em tempo real para poder criar os desenhos de cada dia. As artes foram produzidas ao mesmo tempo em que eles acompanhavam os jogos.

A equipe da empresa que foi escalada para produzir os desenhos da Copa operou diretamente do escritório do Google de São Paulo. Para desenvolver o seu trabalho na velocidade necessária a equipe acompanhou todos os jogos da competição em monitores no escritório. Não deu muito tempo para que os artistas pudessem descansar já que o processo criativo era intenso.

Conhecendo São Paulo

A equipe de artistas que além de Ryan contou com Matt Cruickshank e Leon Hong aproveitava quando não tinha jogos para conhecer os bares de São Paulo para tentar ter mais inspiração para os doodles que movimentaram a Copa. No site dos doodles você confere todos os desenhos da Copa assim como todos os outros já criados.

http://www.culturamix.com/tecnologia/internet/curiosidades-sobre-os-doodles-do-google

Nenhum comentário: