Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 4 de janeiro de 2015

Sites Com Fotos Livres de Direitos Autorais

Sites Com Fotos Livres de Direitos Autorais

Quando é necessário fazer a ilustração de um artigo ou qualquer outro documento na internet se esbarra na questão de direitos autorais. A escolha de fotos, símbolos e ícones é bem mais rápida quando quem está precisando do material disponibiliza de recursos para pagá-lo. O banco de dados desse tipo de fotografia é amplo e oferece um material bem diversificado.

Porém, é possível sim conseguir as fotos gratuitas na rede. Algumas delas aparecem sob a licença “Creative Common” ou são assinaladas como “domínio público”. Sendo assim, ela poderá ser usada para qualquer fim mesmo que seja comercial.

O que muitas pessoas que precisam dessas fotos não sabem é como buscar por essas fotos em sites livres de Direitos Autorais. E outro detalhe, como seguir o quadro de regulamentação sem infringir as leis de direitos autorais.
Os Termos de Uso das Imagens sob Licença Creative Commons

A procura por sites com fotos livres de direitos autorais é chamada de “opção prática”. A pesquisa pelas fotos sob a licença “Creative Commons” é bem objetiva. Isto é, ao encontrá-la não ficará dúvidas de como é possível usá-la. Isto porque as regras são colocadas de forma objetiva evitando que os direitos autorais sejam violados.

A seguir você irá encontrar as formas de achar as imagens sob licença Creative Commons.
Uma Imagem Sob Licença Creative Commons

Creative Commons é o nome que se dá a uma organização cujo seu trabalho é feito sem visar lucro. A ideia desse grupo é permitir que os autores possam deixar livre para uso as suas obras e que os usuários possam, graças a isso, usar esse material sem precisar pagar por ele. Simples como ser uma foto comercial, deve ser paga e não comercial, pode ser usada gratuitamente.

Porém, para que o Creative Commons funcionem foram criadas regras sobre o direito de reutilização dessas obras. Isto é, existe um limite para cada autorização concedida pelo autor. E para saber quais são esses limites é preciso reconhecer os ícones que são colocados ao lado de cada uma dessas fotos nos sites.
Os Símbolos que Determinam o Tipo de uso das Fotos Sob Licença Creative Commons

A licença que permite o uso das fotos sob Creative Commons são 6, mas 4 delas são as mais importantes. Sem falar que é possível encontrar em uma mesma foto uma combinação de ícones, que ficam bem visíveis para que não tenha erro de interpretação de uso.

No círculo escrito “BY” o nome do ícone é atribuição e paternidade obrigatórias. Neste caso, qualquer imagem que apareça com o ícone poderá ser usada, mas de acordo com a licença Creative Commons deverão ser dados os créditos ao autor da obra original. E mais, observe que a forma de dar o crédito deve respeitar o que foi determinado pelo autor.
Quando no círculo aparece um “$” com um traço sobre ele, significa que é uma foto que só poderá ser usada em caso não comercial. Você pode distribuir e reproduzir essa imagem desde que não seja nada para fins comerciais. Por isso, se a ideia é buscar uma foto para esse fim, concentre-se neste ícone na hora de procura.
Quando no círculo aparece um tipo de “C” virado ao contrário, ele tem uma seta na ponta, significa que é uma fota para compartilhamento idêntico. Neste caso, o autor da imagem permite que ela seja copiada, distribuída e modificada. Porém, deve ser reproduzido seguindo os direitos estabelecidos pela licença.
Quando dentro do círculo você encontra o sinal de igual “=” é porque essa imagem pode ser reproduzida exatamente como é a original. Não é permitido fazer nenhum tipo de mudança nela.


E além disso, pode ser que as imagens sejam encontradas com combinações entre elas de dois ou mais símbolos.
A Seguir: 4 Sites Onde é Possível Encontrar Fotos Livres dos Direitos Autorais
Wikimedia Commons: é um banco de dados de imagens que pertence a Wikimedia Foundation e nele é possível encontrar milhões de material de mídia que são livre para uso sem pagamento. Entre esse material, muito conteúdo de obra visual. Elas são separadas por temas e podem ser encontradas usando palavras-chave.
Search.creativecommons.org: através desse site você poderá encontrar uma série de motores de busca e também plataformas que possuem arquivos de imagens e outras mídias sob a licença de Creative Commons, por exemplo: Fotopedia, Google Imagens, Europeana e Flickr.
Flickr.com: é uma plataforma onde as pessoas compartilham fotos e está sob a licença de Creative Commons. Sendo assim, fica fácil entender o que pode ou não ser usado e sob qual regra.
Compfight.com: esse é um motor que está diretamente ligado ao Flickr e pode ajuda a filtrar colocando, por exemplo, “uso comercial”. Outra vantagem do mecanismo é oferecer o chamado plugin WordPress para quem usa CMS, ficando mais fácil pesquisar e postar fotos partindo diretamente do back-office do site.

Dicas Para Encontrar Clips Arts sem Proteção de Direitos Autorais

Aqueles pequenos símbolos ou desenhos são chamados de clip arts e muitas vezes, principalmente, no caso de um design gráfico, servem para ilustrar as páginas.

Para saber onde encontrá-los você poderá recorrer ao site: openclipart.org.

Buscando Fotos que são de Domínio Público

Para facilitar as buscas na internet, também é bom “limitar” as chamadas obras caídas, que são de domínio público. Neste caso, dá para usar sem medo as imagens para fins comerciais. Fica mais simples achar esses documentos fazendo uma pesquisa usando o termo “public domain”.

Para procurar o Wikimedia Commons e o Google Images faça a pesquisa usando: palavras-chave mais domínio público.

Mesmo assim, não esqueça de conferir as condições de usos das imagens nas páginas em que elas estão. É bem melhor ter certeza para não violar os direitos autorais.

Também procure em agências governamentais e em instituições, que dão imagens com domínio público.

Caso você esteja precisando de fotos de paisagens livres de direitos autorais faça uma busca na Central Intelligence Agency, veja no site: World Fact Book.

http://www.culturamix.com/tecnologia/internet/sites-com-fotos-livres-de-direitos-autorais

Nenhum comentário: