Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cientistas encontram pistas para entender o Alzheimer em doenças cardíacas. Diferentes pesquisas encontraram ligação entre problemas vasculares e anormalidades cerebrais

Diferentes pesquisas encontraram ligação entre problemas vasculares e anormalidades cerebrais


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS



Pesquisadores em diversas instituições de todo o mundo tentam entender o que pode dar condições para o desenvolvimento de doenças que afetam a cognição das pessoas, como a demência e o Alzheimer. Um número cada vez maior de estudos sugere a ligação entre doenças cardiovasculares e anormalidades cerebrais relacionadas ao mal de Alzheimer.



Cerca de metade das pessoas que morrem em decorrência do Alzheimer também apresentam evidências de derrames em seus cérebros. O acidente vascular cerebral, por exemplo, deixa um emaranhado de marcas combinadas no cérebro, o que aumenta as chances de uma pessoa sofrer de demência na terceira idade.

Segundo os estudiosos, as doenças cerebrovasculares que ocorrem com o envelhecimento, são agravadas pelo tabagismo, hipertensão e diabetes - problemas que podem ser facilmente evitados com bons hábitos alimentares e físicos.

Um grupo de cientistas de diferentes universidades americanas tem se esforçado para entender como as doenças vasculares e o Alzheimer progridem juntos e se influenciam mutuamente e esperam encontrar novas pistas que ajudem no tratamento e na prevenção de forma mais eficaz.

– Estamos entusiasmados com as novas estratégias que adotamos para entender as duas doenças e compreender como podemos desenvolver os tratamentos ao cruzar os fatores determinantes para a progressão delas – diz Heather Snyder, diretor da Associação Médica sobre o Alzheimer dos Estados Unidos.



Segundo o médico, a doença vascular cerebral pode ser prevenida com intervenções farmacológicas e estilo de vida saudável. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre a demência e o Alzheimer.

– Acreditamos que se os controles dos fatores de risco das doenças cardiovasculares melhoraram, a diminuição do risco de demência também pode ser uma meta a ser alcançada. Uma série de estudos mostra que isso é possível – comenta Snyder.

Para um dos pesquisadores da associação, Roderick Corriveaus, os vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para o cérebro são vitais para manter a função cognitiva normal.

– Manter esses vasos saudáveis pode, além de prevenir os AVCs, impedir o avanço da demência e do Alzheimer. Compreender esse fato é extremamente importante para orientar os pacientes idosos sobre a prevenção e melhorar o tratamento.




ZERO HORA

Nenhum comentário: