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terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Teste: Audi A4 1.8 - O novo motor 1.8 do A4 mantém a boa média de consumo sem prejudicar o desempenho.

Teste: Audi A4 1.8  - 
O novo motor 1.8 do A4 mantém a boa média de consumo sem prejudicar o desempenho.
A linha 2015 do Audi A4 agora é oferecida com o motor 1.8 TFSI, similar ao que equipa a gama A3. Para este sedã, no entanto, a Audi promoveu alguns ajustes a fim de manter as características de desempenho e eficiência que o três-volumes apresentava na versão anterior, quando era equipado com o motor 2.0 de 183 cv.

Em função disso, a Audi promoveu uma redução de 10 cv na potência em relação ao motor do A3 Sportback, por exemplo. Em compensação, o torque de 32,6 mkgf é o mesmo do 2.0 que equipava o A4 até a gama 2014. Na prática, a adoção do motor menor não é tão percebida. Para se ter ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h com o A4 1.8 foi feita em 8s7, apenas 0s3 inferior que a marca obtida pelo sedã com motor 2.0.



Já no quesito consumo não houve a melhora esperada: enquanto o motor anterior possuía média de 12,5 km/l, o 1.8 conseguiu 12,2 km/l. Considerando os 63 litros de capacidade do tanque de combustível, o Audi A4 segue ostentando uma autonomia próxima a de veículos a diesel, com um alcance de até 780 km.

Vale lembrar que os méritos para o bom nível de consumo do sedã também se devem, em grande parte, ao câmbio Multitronic (continuamente variável, ou CVT) com 8 marchas virtuais, conhecida pela suavidade de operação. Além disso, como o torque já está disponível a apenas 1.400 rpm, o motor trabalha, na maior parte do tempo, entre 1.100 rpm e 1.200 rpm, proporcionando conforto e economia.
Além do casamento perfeito entre o novo motor e o câmbio CVT, o A4 ainda beneficia o motorista com uma dirigibilidade exemplar. Começando pela ótima posição de dirigir, que é facilmente encontrada graças aos diversos ajustes disponíveis, seja do banco (elétricos), seja do volante. Este, aliás, merece elogios à parte, por oferecer ótima pegada e ergonomia. 
O comportamento dinâmico do modelo é outro trunfo, graças ao trabalho impecável da suspensão, que não apenas filtra bem as imperfeições do solo, como garante a estabilidade e a conectividade do veículo com o condutor, transmitindo segurança e muita confiança para desfrutar do carro e da viagem.

Para manter o apelo jovial com o qual a Audi trabalha sua imagem, a cabine do A4, embora notavelmente refinada, exibe alguns detalhes que buscam agradar aos mais jovens, como o volante com base achatada ou a iluminação vermelha no console. A exceção fica por conta da central multimídia que, embora tenha manuseio fácil e intuitivo, tem visual defasado. Nenhum comando é feito por toque em tela sensível, por exemplo.


Com a extinção do desconto do IPI no fim do ano passado, o A4 Ambiente (como o testado pela CARRO), é comercializado por R$ 147.990, um acréscimo de quase 4% sobre o valor anterior. Entre os itens exclusivos dessa configuração estão os já citados ajustes elétricos dos bancos, teto solar e rodas de alumínio de 18’’. O restante da lista é comum a toda a gama: 6 airbags, controles de estabilidade e de velocidade de cruzeiro, faróis bixenônio, sensores crepuscular, de chuva e de manobras (traseiro), e ar-condicionado automático de duas zonas. Ele é um automóvel bem equipado, sem dúvida, mas, por esse preço, bem que poderia trazer itens como câmera de ré e sensor de manobras dianteiro.

Dados de fábrica

Velocidade máxima (km/h): 225
Motor disposição/número de válvulas: Diant., transv., turbo/16
Cilindrada (cm³): 1.798
Potência (cv): 170 (G) de 3.800 a 6.200 rpm
Torque (mkgf): 32,6 (G) de 1.400 a 3.700 rpm
Câmbio: CVT, 8 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): Independente/multibraço
Peso vazio(kg): 1.470
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 11,5
Porta-malas (litros): 480
Tanque de combustível (litros): 63
Pneus (veículo testado): Pirelli Cinturato P7 245/40 R18
Comprimento/largura/altura (mm): 4.701/1.826/1.427
Entre-eixos (mm): 2.808

Nossas medições

0-60 km/h (m): 3,7 (33,5)
0-80 km/h (m): 5,9 (75,8)
0-100 km/h (m): 8,7 (146,0)
0-120 km/h (m): 12,2 (255,4)

Retomadas

40-100 km/h em Drive: 6s4
60-120 km/h em Drive: 8s2
80-120 km/h em Drive: 5s8

Consumo (em km/l de gasolina)

Consumo cidade: 8,9
Consumo estrada: 16,3
Consumo médio (PECO): 12,2
Autonomia em km: 768

Preço: R$ 147.990


Autor das imagens: Ricardo Rollo

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