Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Inscrições do Enem terminam na sexta-feira


Inep recomenda acesso ao site no início da manhã ou à noite, para evitar lentidão 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira e devem ser feitas exclusivamente pelo site enem.inep.gov.br. E o conselho de quem já se inscreveu é claro: não deixe para a última hora. 

— No ano passado, deixei para o último dia e não consegui me inscrever. O site parou e fiquei de fora — conta Luysa Batista, 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Protásio Alves, na Capital, que pretende conseguir uma bolsa de estudos para cursar Biomedicina. 

Para este ano, Luysa antecipou a inscrição para uma semana antes do final do prazo, assim como outros colegas de turma, como Eduarda Schipper, 15 anos, que quer uma vaga em Publicidade e Propaganda, e Alberth Oliveira, 17, futuro estudante de Direito. Mas a antecedência nem sempre evita dores de cabeça. 


— Tentei cinco vezes, em vários horários, e sempre dava algum problema no site. Só consegui na sexta vez. Resolvi fazer a inscrição de madrugada, e deu certo — relata Alberth. 

Gabriela Stark, que quer estudar Arquitetura, passou pela mesma situação e acabou deixando a inscrição para outro dia. 

— Vou tentar de novo, desta vez, até conseguir — afirma ela, incentivando as colegas Gislene Castro, 17 anos, e Aline Morales, 18, a também não perderem o prazo. 

Os melhores horários 

O próprio Inep, órgão responsável pela prova, recomenda que os candidatos entrem no site entre 6h e 7h, ou após as 20h, para evitar lentidão no acesso. 

Até terça-feira, quando foi divulgado o último balanço pelo Ministério da Educação (Mec), o número de inscritos no Enem passava de 4,4 milhões. A expectativa do Mec é de que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam. 

Além de porta de entrada para diversas universidades, o Enem é requisito para receber o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para participar do programa Ciências Sem Fronteiras ou para ingressar em vagas gratuitas dos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). 

Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio através do Enem. 

Te liga 
/// As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site inep.gov.br. 
/// No momento do cadastro, é preciso informar um endereço de e-mail. 
/// As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro de 2015. 
/// No primeiro dia, ocorrem os testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 
/// No dia 25, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. 
/// O primeiro dia de aplicação do exame terá duração de quatro horas e 30 minutos. O segundo, uma hora a mais. 
/// Neste ano, taxa de inscrição subiu para R$ 63. 
/// Deve ser paga por um boleto, gerado no momento da inscrição, até às 21h59min do dia 10 de junho. 
/// Os cartões de confirmação estarão disponíveis somente online. Não serão mais enviados pelos Correios, como nos anos anteriores. 
/// Alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas estão isentos da taxa. 
/// Membros de famílias com renda de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.182) também podem pedir a isenção. 
/// Guarde o número de inscrição e a senha. São indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição e para a obtenção dos resultados via internet. 
/// Uma das principais inovações deste ano é a perda do benefício de isenção da taxa de inscrição, no ano seguinte, pelos candidatos que deixarem de comparecer nos dois dias de provas. 
/// Em caso de dúvidas, ligue 0800-616161.

Fonte: DIÁRIO GAÚCHO
Postar um comentário