Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ganso-de-magalhães - O Ganso-de-magalhães é uma ave Anseriforme da família Anatidae. Incluído na lista 2014 do CBRO como VA(S), vagante ocasional oriundo do sul do continente. Conhecido na Argentina e Uruguai como Cauquén común e no Chile como Caiquén.

Ganso-de-magalhães

O Ganso-de-magalhães é uma ave Anseriforme da família Anatidae. Incluído na lista 2014 do CBRO como VA(S), vagante ocasional oriundo do sul do continente. Conhecido na Argentina e Uruguai como Cauquén común e no Chile como Caiquén.


Seu nome significa: do (grego) khloë = grama; e phagein = comedor; e do (latim) picta = pintado, com pintas. ⇒ Comedor de grama pintado.
Características

O macho mede 65 cm e a fêmea 60 cm. O macho tem a cabeça e pescoço superior brancos, bico e pernas pretos, parte anterior do dorso barrada de preto e branco, metade posterior do dorso cinza escuro, rabo preto, alguns com branco nas penas externas. Uma variante apresenta peito e partes inferiores totalmente barradas de preto e branco enquanto uma segunda variante tem estas partes totalmente brancas. A fêmea apresenta cabeça e pescoço superior variando de amarelo a vermelho amarronzados, peito e abdome pardo avermelhado, barrado de preto, dorso cinza pardacento e subcaudais pretas e brancas; bico preto e pernas amarelo amarronzado.
ganso-de-magalhães macho
ganso-de-magalhães fêmea
ganso-de-magalhães jovem


Alimentação


Hábitos alimentares…
ganso-de-magalhães se alimentando


Reprodução


Na sua região austral, constrói o ninho em qualquer buraco ou depressão perto de lagoas, rios ou banhados, que considere apto para ser forrado com suas próprias penas do peito, formando um ninho muito aconchegante. A postura de 5 a 7 ovos de 50 x 75 mm começa em novembro, vendo-se crias entre dezembro e fevereiro.
Casal de ganso-de-magalhães


Hábitos


Habita planícies e fundos de vale onde se alimenta de pastos curtos.


Bando de ganso-de-magalhães


Distribuição Geográfica


Habita o Sul da Argentina e do Chile e as Ilhas Malvinas, migrando no inverno em direção ao Norte, até o Centro do Chile, Norte da Argentina, Uruguai e como vagante ocasional ao extremo Sul do Brasil.
Ocorrências registradas no WikiAves


Referências


Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (2014) Listas das aves do Brasil. 11ª Edição. Disponível em <http://www.cbro.org.br>


Aves de Sudámerica: guia de campo Collins/Jorge Rodriguez Mata; Francisco Erize; Maurice Rumboll

Aves de Chile –> http://www.avesdechile.cl/

Nenhum comentário: