Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Gavião-miúdo - O gavião-miúdo é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. Também conhecido como gaviãozinho.

Seu nome significa: do (latim) accipiter = falcão, gavião; e do (latim) striatus = com estrias, estriado. ⇒ gavião com estrias.
Características


As fêmeas medem 30 cm de comprimento com um peso de 145 a 215 gramas. Os machos medem os 27 cm e pesa cerca de 85 a 125 gramas.
Possui flancos e calções ferrugíneos uniformes. Como é comum nas aves de rapina, as fêmeas desta espécie são maiores do que os macho (estes tem o porte um pouco maior que um sabiá), possui a cauda e dedos muito longos.


gavião-miúdo adulto
gavião-miúdo macho
gavião-miúdo fêmea
gavião-miúdo jovem


Alimentação


Apesar de pequeno não hesita em atacar uma presa maior, pássaros são sua dieta habitual, caça a partir de um poleiro, mas ele é bastante ágil, pode perseguir sua presa voando entre as árvores.


gavião-miúdo se alimentando



* Notas de observação pessoal (Alexandre Faitarone – Jaguariúna-SP - 12 Nov.2011).

“Presenciei, ao final da tarde, uma cena impressionante. Havia notado um bando alvoroçado (vocalizando muito) de Andorinhas voando e percebi que havia um A. striatus sendo atacado por este bando. Subitamente o Gavião dá uma guinada e mergulha e captura no ar uma andorinha, muito ao estilo do Falco femoralis!

Em seguida, recupera o voo e plana com as pernas relaxadas com a andorinha presa, pouco preocupado com o alvoroço ao seu redor. Um pena não estar com a câmera. A quase exatos dois anos registrei um A striatus que acabara de capturar uma andorinha, mas não tinha presenciado a cena da caça. Me parece que esta espécie tem predileção/especializaçao por andorinhas nesta área.

Por coincidência (ou não), ambas foram presenciadas em situação de pré-temporal, com muito vento e tempo fechado.”

Gostaria de adicionar um fato inusitado, ao colocar o chamado do Barbudo-Rajado, um Gavião-Miúdo desceu na altura de meus olhos há dois metros de distância e tentou capturar o caixinha de playback, isto aconteceu no dia 8/09/2013 em uma reserva no município de Cotia-SP.(Rodrigo Y Castro)
Reprodução


Botam de dois a cinco ovos, o período de incubação é de 30 a 35 dias. Um das maneiras de caça é ficar em um poleiro escondido entre a vegetação, de onde localiza a presa.


Casal de gavião-miúdo
Ninho de gavião-miúdo
Filhote de gavião-miúdo


Hábitos


Vivem em florestas e matas. Apesar de viver oculto nas matas e bosques, ele voa abertamente de uma mata a outra.


Bando de gavião-miúdo


Distribuição Geográfica


Ocorre da América do Norte até Argentina, no Brasil central e meridio-oriental, até o Rio Grande do Sul.


Ocorrências registradas no WikiAves


Referências

Aves de Rapina do Brasil - disponível em http://www.avesderapinabrasil.com/accipiter_striatus.htm Acesso em 12 jul 2009.

Nenhum comentário: