Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Gavião-bombachinha-grande - O gavião-bombachinha-grande é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.

Gavião-bombachinha-grande
O gavião-bombachinha-grande é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.

Seu nome significa: do (latim) accipiter = falcão, gavião; e bi = dois, duas; e color, colour = cor, cores. ⇒ gavião de duas cores.
Características


O gavião-bombachinha-grande é uma espécie exclusivamente florestal, mede de 30 a 42 cm. O adulto apresenta plumagem cinza na parte ventral e cinza-escuro no dorso, com calçõesalaranjados e cauda com três barras cinzas. Seu peso é de 205 a 250 gramas.
gavião-bombachinha-grande adulto
gavião-bombachinha-grande jovem


Alimentação


Sua alimentação é constituída de aves, especialmente sabiás (Turdus e Mimus) e pequenas pombas, comem também pequenos mamíferos e lagartos. Caça utilizando poleiros para localizar suas presas, ou voando sobre as copas. Um indivíduo foi observado caçando como um falcão, planando a grande altitude e posteriormente fazendo um mergulho picado sobre um grupo deS. flaveola e Z. capensis (com. pess. Jorge Albuquerque).


gavião-bombachinha-grande se alimentando


Reprodução


Durante o período reprodutivo costuma voar a grandes altitudes, solitariamente ou em pares, realizando uma série de acrobacias e vários mergulhos que são executados após uma sequência de batidas rápidas de asas (obs. pess. D. Kajiwara, J. L. B. Albuquerque e L. G. Trainini). Coloca de um a quatro ovos que são incubados durante 33 a 37 dias A fêmea incuba os ovos na maioria das vezes, e o macho traz o alimento ao ninho. Seu período de incubação é de 33 a 37 dias. Os filhotes ficam sendo alimentados por cerca de sete semanas, embora alguns retornem de vez em quando pelas semanas seguintes de modo que os pais o dêem a algo comer.


Ninho de gavião-bombachinha-grande
Filhote de gavião-bombachinha-grande


Hábitos


Trata-se de um accipitriforme florestal de difícil detecção. Devido ao seu comportamento críptico, ele provavelmente tem sido subestimado em levantamentos ornitológicos, podendo ser mais comum do que aparenta.
Distribuição Geográfica


Distribui-se por quase todo o Brasil.
Ocorrências registradas no WikiAves


Referências

Aves de Rapina do Brasil - disponível em http://www.avesderapinabrasil.com/accipiter_bicolor.htm Acesso em 11 jul 2009.

Nenhum comentário: