Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Ovo: 9 Motivos para Incluir esse Super Alimento em sua Dieta!

Ovo: 9 Motivos para Incluir esse Super Alimento em sua Dieta!


Você costuma comer ovos? Se ainda não tem esse hábito, deveria pensar melhor e incluir essa maravilha de alimento na sua dieta. Ao contrário do que se acreditou por muito tempo, o ovo é considerado um super alimento que melhora em muito a saúde, pois é rico em nutrientes essenciais e tem uma fonte rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas e ácidos graxos.


Benefícios do Ovo


Rico em vitaminas: Contém várias vitaminas essencias para sua saúde: vitamina A (excelente para a visão, e também importante para o crescimento celular), vitamina B12 (essencial para a produção de células vermelhas do sangue), vitamina B2 (ajuda o corpo a obter energia a partir da divisão do alimento), vitamina E (ajuda a combater radicais livres que causam danos celulares, como câncer). Tem também uma pequena quantidade de vitamina D.
Rico em minerais: Contém ácido fólico, ferro, zinco, fósforo,manganês e selênio. O selênio funciona de forma eficaz para prevenir o dano celular, bem como a acumulação de metais pesados tóxicos no seu corpo. O ferro ajuda na produção de energia do seu corpo. O zinco mantém o seu sistema imunológico e o sistema digestivo funcionando corretamente, e é útil também para reduzir os níveis de estresse.
Rico em proteínas: A ingestão de proteínas é essencial para a sua saúde, e os ovos são uma grande fonte de proteína de alta qualidade: um único ovo grande contém 6 gramas de proteína, além de nove aminoácidos essenciais.
Protege a visão: Os ovos trazem grandes benefícios para os olhos. De acordo com um estudo, um ovo por dia pode prevenir degeneração ocular devido ao conteúdo de carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina. Ambos os nutrientes são mais facilmente disponíveis para os nossos órgãos com os ovos. Quem come ovos diariamente reduz drasticamente o risco de desenvolver cataratas.
Melhora a função cerebral: O ovo é uma das principais fontes da substância colina em nossa dieta. Essa substância irá proporcionar uma série de benefícios para o cérebro; isto porque a colina é necessária para a síntese de fosfolípides, componente de todas as membranas celulares, que é importante para o desenvolvimento cerebral e da memória. Outro benefício da colina é que ela é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia a memória e a concentração. Conheça mais alimentos poderosos para o cérebro.
Reduz risco de câncer de mama: Estudos descobriram que a colina reduz o risco de câncer de mama em 24%. A colina é encontrada em ovos e outras fontes de alimento, incluindo o fígado, couve-flor, gérmen de trigo, frutos, soja, nozes e chocolate. Saiba mais dicas para prevenir o câncer de mama.
Mantém o cabelo saudável: Os ovos são bons para o seu cabelo por causa de seu alto teor de minerais, como o enxofre (além das vitaminas A, B, D, E), ótimos para promover o crescimento do cabelo. Além disso, a proteína de alta qualidade encontrada nos ovos fortalece os cabelos e promove o cabelo brilhante e saudável também.
Bom para gestantes: A colina presente no ovo é importante para as gestantes, pois reduz os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do feto que é necessário para elaborar a calota craniana e a coluna vertebral da criança. Porém, lembre-se: o ovo jamais deve ser consumido cru ou com a gema mole, pois há o risco de infecções intestinais, como a por salmonela.
Efeito antioxidante: O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio e selênio. Eles irão proteger as células das ações lesivas dos radicais livres e evitar o envelhecimento celular. 

Qual o melhor ovo? Quanto consumir?


O melhor ovo para ser consumido é o caipira ou orgânico, pois possuem mais nutrientes que o ovo branco de granja. O ômega 3, por exemplo, é essencial para saúde, e nos ovos são somente encontrados nos de tipo caipira. A quantidade recomendada é de 1 ovo por dia (ou 7 ovos na semana).

Como consumir?

A melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias. Porém, ele também é uma opção interessante como omelete feito com pouco ou sem óleo em uma frigideira antiaderente.

Se fizer ovo frito, opte pela banha de porco ou óleo de coco (muito melhores que óleos vegetais!) e não deixe a gema crua ou mole, isto porque há o risco de infecções intestinais como a salmonela. Portanto, fique também atento para as maioneses caseiras e mousses.

E você, costuma consumir ovos diariamente?

Nenhum comentário: