Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 20 de dezembro de 2014

Verão 2015 deve ter chuva abaixo da média para o período em SC. Estiagem pode afetar abastecimento de água, áreas de pecuária e agricultura do Estado.

Verão 2015 deve ter chuva abaixo da média para o período em SC.

Estiagem pode afetar abastecimento de água, áreas de pecuária e agricultura do Estado. 
Às 20h03min deste domingo, 21 de dezembro, começa oficialmente o verão no hemisfério sul terrestre. A estação fica por aqui até meados de março, com a entrada do outono, e deve ser perfeita para quem quer aproveitar a praia: bastante calor e pouca chuva. 

A sensação de abafamento comum no verão — já sentida pelos catarinenses desde novembro, deve permanecer em Santa Catarina até abril. Alguns períodos serão especialmente quentes e temos chance de sentir duas ou três ondas de calor forte que permanecem por até dez dias. Podemos esperar máximas entre 41 e 44°C nas cidades mais quentes do Estado. 

Em relação à chuva, a tendência é que seja abaixo da média e irregular ao longo da estação, e mais concentradas para o fim de tarde e noite, segundo a Epagri/Ciram. Há chance de serem registrados intervalos de vários dias sem chuva, entre 15 e 20 dias, o que pode afetar áreas de agricultura e pecuária. O forte calor também é um risco para atividades agrícolas, sobretudo a fruticultura. 

O abastecimento de água do Estado também pode ser comprometido pela falta de chuva, especialmente das regiões Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e litoral. 

Mesmo com a tendência de estiagem, a Epagri/Ciram não descarta a possibilidade de chuva intensa concentrada, com acumulados significativos em curto espaço de tempo, o que pode colocar áreas vulneráveis em estado de atenção e/ou alerta. 


Dezembro 
A média de chuva no Estado varia de 130 a 170 mm, sendo mais frequentes na segunda quinzena. 

Janeiro e fevereiro 
Chuvas convectivas (de curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e a noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200 mm. 


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: