Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 5 de julho de 2014

Descoberto ciberataque que poderia parar fornecimento de energia

(Foto: Divulgação)
A Symantec dos Estados Unidos descobriu que recentemente mais de 1.000 empresas do setor de energia nos EUA, Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia e Polônia foram alvos de ataques de malwares de um grupo cibercriminoso.

Conhecida como Dragonfly, a equipe conseguiu espionar diversas organizações e, segundo a empresa de segurança, poderia ter causado danos e até interrompido o fornecimento de energia nos países afetados. Os alvos do ataque eram os operadores de redes de transmissão, empresas que geram a energia elétrica, operadores de tubulação de petróleo e fornecedores de equipamentos industriais para o setor.

Acredita-se que o grupo criminoso esteja em operação desde 2011, quando suas ações incluíam ataques a empresas de defesa e de aviação dos EUA e do Canadá. Os ataques ao ramo energético começaram em fevereiro de 2013 e funcionavam da seguinte forma: funcionários das empresas alvo recebiam e-mails que continham malwares. Eles acabavam se instalando no computador e roubando dados como senhas, contatos e arquivos de configuração VPN.

A investida foi considerado bastante sofisticada, já que há indícios de que o código do malware tenha sido desenvolvido pela própria equipe criminosa especificamente para essa finalidade. 

Nenhum comentário: