Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 5 de julho de 2014

Intoxicação Alimentar: O que fazer?

A intoxicação alimentar é uma doença provocada pela ingestão de bebidas ou alimentos contaminados, principalmente por bactérias do tipo salmonela. Pode manifestar-se de minutos a algumas horas após a ingestão. A contaminação pode acontecer no momento do preparo do alimento, na conservação inadequada e na má higiene dos utensílios. 
O procedimento de emergência diante de uma situação que caracterize a intoxicação alimentar, pode seguir a seguinte orientação: 
1 - A ingestão de líquidos deve ser redobrada. Pode ser com água pura, sucos naturais, água de coco ou soro caseiro. A intoxicação alimentar pode ser fatal, principalmente para idosos e crianças, caso não seja controlada a desidratação decorrente do vômito e da diarreia. 
2- É muito importante adotar uma alimentação leve, eliminando carnes, queijos, frituras, bebidas alcoólicas, energéticos e refrigerantes. 
3- Comer três vezes ao dia, de 5 em 5 horas, pequenas porções de frutas, pão integral, sucos de fruta natural, por exemplo, ajuda o organismo a se readaptar. 
4- Não utilizar medicamentos que cessem os vômitos e a diarreia. Se algo não está bem dentro do organismo, deve sair. Nesses casos, o uso de medicamentos só deve ser feito sob prescrição médica. 
5- Esses procedimentos são emergenciais, portanto, provisórios. O serviço de saúde deverá ser acionado o mais rápido possível para o caso de ser necessária a hidratação por via endovenosa. 
São sintomas de intoxicação alimentar: 
Dor abdominal, 
Náusea e Vômitos, 
Diarreia, 
Vermelhidão no rosto ou coceira, 
Desidratação, 
Dificuldade respiratória, 
Vertigem e febre. 
Como prevenir uma intoxicação alimentar: 
Evite comer carnes cruas e alimentos de procedência duvidosa; 
Prefira sempre água filtrada ou mineral; 
Não compre produtos com enlatamento caseiro, pois eles podem conter a toxina do botulismo. Essa infecção causa paralisia muscular, podendo levar a insuficiência respiratória; 
Confirme sempre os prazos de validade dos alimentos processados; 
Mantenha sempre limpos: prateleiras, bancadas, freezers, utensílios, esponjas de pia e toalhas que entram em contato com alimentos; 
Lave todos os utensílios e as mãos com sabão e água após manusear outro alimento; 
Prefira tábuas de plástico às de madeira, pois são mais fáceis de ser lavadas e higienizadas; 

Observe as condições de higiene de restaurantes, incluindo a aparência, higiene e postura dos funcionários.
Fonte: Vida e Saúde/HRSP

Nenhum comentário: