Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 1 de novembro de 2014

Consumo moderado é ideal para embutidos: conheça seus malefícios




Os embutidos surgiram da necessidade de se conservar as carnes em tempos antigos, quando as geladeiras não existiam ou não eram comuns. O processo de conservação utiliza grande quantidade de sal e gordura. Presunto, mortadela, salame, salsichas e linguiças são alguns exemplos clássicos de embutidos — hoje em dia também encontramos nos supermercados embutidos mais magros à base de aves, como frango e peru.

O problema é que as carnes embutidas possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne in natura: esse tipo de gordura é a responsável pelo maior acúmulo de colesterol no organismo e traz riscos à saúde quando ingerida em excesso, pois aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os embutidos também contêm excesso de sódio, que pode provocar hipertensão, além de corantes, que podem causar alergias e problemas no estômago. Mas não para por aí — esses alimentos também possuem muitos conservantes, como o nitrito e o nitrato. Quando ingeridos, os nitritos são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas — ou seja, são nocivos à saúde humana , em especial para crianças e mulheres grávidas, podendo causar intoxicações. O consumo continuo destes elementos aumenta o risco de câncer do trato gastrointestinal. Mas lembre-se estamos falando de exposição excessiva.

E atenção: até as carnes brancas perdem suas vantagens nutricionais quando transformadas em embutido. Como recebem os tais nitritos e são defumadas, também se tornam nocivas. Outro aviso importante é para os alérgicos à proteína do leite de vaca ou pacientes com restrição à lactose — embutidos levam leite em sua composição com a finalidade de aumentar a produção de acido lácteo e melhorar a conservação do alimento.

Portanto, por mais que sejam opções práticas para os lanches, devem ser consumidos com moderação por serem ricos em sódio, colesterol, gorduras saturadas e conservantes, além de serem pobres em fibras, vitaminas e minerais. Ou seja moderação é a palavra chave, o consumido exagerado traz todos esses riscos sim já o moderado não (2 a 4 fatias no seu dia não fará mal!)

http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/06/consumo-moderado-e-ideal-para-embutidos-conheca-seus-beneficios-e-maleficios/

Nenhum comentário: