Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 31 de janeiro de 2015

NAS LOJAS: RENAULT OFERECE ATÉ R$ 4.500 DE DESCONTO PELO DUSTER. Revendas negociam utilitário 2014/2015 sem o aumento da alíquota do IPI. Confira a nossa avaliação de atendimento.

NAS LOJAS: RENAULT OFERECE ATÉ R$ 4.500 DE DESCONTO PELO DUSTER.
Revendas negociam utilitário 2014/2015 sem o aumento da alíquota do IPI. Confira a nossa avaliação de atendimento.

por ALEXANDRE IZO
RENAULT DUSTER (FOTO: ALEXANDRE IZO)

Lançado em 2011, o Renault Duster vendeu mais do que o Ecosport no ano de 2012, e assumiu a liderança no ranking de vendas para depois ceder o posto para a nova geração do Ford. Desde então, o Eco vinha se mantendo como o carro mais vendido do segmento, mas novamente foi superado pelo da Renault no último trimestre. Os números da Fenabrave apontam para uma ligeira vantagem do Duster que vendeu 5.824 em dezembro, contra 5.046 do Ecosport. Autoesporte foi às lojas avaliar se as promoções e o trabalho da equipe de vendas tem influência direta nessa briga pela liderança da categoria. E fomos com a esperança de descontos, afinal, o Duster reestilizado chega ainda no primeiro semestre. Confira como foi:
SAIBA MAIS

Qualidade no atendimento

Em uma das revendas visitadas, a mesa da vendedora ficava ao lado do Duster que se encontrava no showroom. Atenciosa, ela disse que a versão Dynamique 1.6 vem com faróis de neblina, sensor de estacionamento, computador de bordo + GPS e retrovisores elétricos. Pena que se limitou a dar as informações no bate papo e não me convidou para conhecer o veículo, que estava ali do lado.

Se isso tivesse acontecido, talvez eu ficasse sabendo que o carro tem motor 1.6 flex de 115 cv a 5.750 rpm e 15,5 kgfm a 3.750 giros quando abastecido com etanol. Ficaria sabendo também que o porta-malas suporta 475 litros de carga e que o carro vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, que o volante e o banco do motorista têm regulagem de altura, entre outros. Mas foi simpática, e disse que tinha uma unidade de test drive exposta e à venda no showroom com apenas 200 km caso eu quisesse fazer um bom negócio.

Em outra loja da Renault, a experiência não foi tão agradável. Entrei na concessionária, andei ao redor das três versões expostas. Abri um dos carros, entrei, fotografei e nada. Lembrou o ambiente de uma redação, onde as pessoas ou estão ao telefone, ou concentradas em seus computadores. Os clientes passam despercebidos. Depois de quase 20 minutos, fui ao encontro de um atendente que disse estar ocupado e me direcionou a um de seus colegas de trabalho.

O outro vendedor estava pouco animado. Cada pergunta minha era rebatida com respostas, digamos, concisas. Ao dizer que eu tinha anotado os valores e características que se encontravam ao lado de cada carro, ele me adiantou que não tinha aquelas versões em estoque, e disse que como o mês vira na sexta feira próxima era possível que a tabela sofresse alterações. Parecia conhecer um pouco sobre o veículo. Quando perguntei sobre as potências, logo me disse que o carro era o mais vendido do segmento. Insisti na pergunta, e ele falou que a versão 1.6 tem 115 cv e a 2.0 145 cv (mas a 2.0 tem 142cv a 5.750 rpm e 20,9 kgfm a 3.750 giros).

Sobre o porta-malas, acertou ao dizer que são 475 litros de capacidade. Não se levantou da mesa, não me mostrou o carro e frisou mais de uma vez que os preços deveriam mudar em breve. Perguntei então o que tinha no estoque de pronta entrega, o vendedor então disse que tinha três versões (que você confere no bloco de negociações). O atendimento foi finalizado quando eu perguntei o que cada carro trazia de itens de série, e eu fui convidado a visitar o site da marca. É sorte dos consumidores esse tipo de atendimento não ser comum.
RENAULT DUSTER (FOTO: ALEXANDRE IZO)

Infraestrutur

A infraestrutura das concessionárias visitadas é muito boa. Há carros expostos para o consumidor conhecer o produto e disponibilidade para se fazer test drive. Em uma delas, havia três versões expostas, uma ao lado da outra, o que facilitava para diferenciar o que cada uma traz de diferença no acabamento em relação às outras como rodas, para-choques na cor do carro, barras no teto e apliques na lataria. Em todas as lojas tinha até um cafezinho quente e água gelada esperando pelo cliente.

Negociação

Esqueça os preços anunciados nos showrooms da Renault. A linha 2015 está batendo na porta, e estamos perto da virada do mês, quando uma nova tabela deve entrar em vigor trazendo de quebra a alta do IPI. Fora isso, alguns vendedores utilizam de artifícios pouco saudáveis para encorajar o cliente a fechar negócio. Um deles é anunciar o preço de tabela mais alto do que os que realmente estão sendo praticados e conceder descontos que se parecem maiores do que realmente são. Em uma revenda, por exemplo, o vendedor informou que um Duster Dynamique 2.0 automático que custava R$ 79 mil, mas poderia ser negociado por R$ 73 mil. Na verdade, esse carro tem preços que partem de R$ 76.700. Outra “oferta” foi a de um Dynamique 1.6 que segundo o atendente custa R$ 69 mil e poderia ser vendido por R$ 67 mil à vista. No site da Renault este carro tem preços iniciais de R$ 67.400.

O terceiro “bom negócio” sugerido antes de a tabela virar e o IPI aumentar foi um Duster Dynamique 2.0 mecânico, que segundo o funcionário da concessionária estava tabelado em R$ 73 mil, mas podia chegar até R$ 71 mil à vista. Conforme Autoesporte apurou, este carro custa R$ 72.200. Para conseguir taxa zero nesta loja, o consumidor deveria dar 65% de entrada e financiar o restante em até 48X. Para as versões 1.6 era exigida uma entrada de 60% com o restante podendo ser pago em até 12X. Para quem não tem tanta bala na agulha para uma entrada tão significativa, com entradas variando de 20 até 50% a melhor taxa encontrada foi a de 1.60%.

Em outra revenda, encontrei uma versão com um desconto de R$ 4.500. A versão Outdoor, que vem com motor 1.6, rack no teto e rodas de liga aro 16 polegadas, que tem preço sugerido no site de R$ 63.500 foi negociada por R$ 59mil à vista. Ali também havia taxa zero para quem desse 60% de entrada. Se essa entrada fosse um pouco menor, de 40%, o restante poderia ser feito em até 48X, mas uma taxa de 1.09% seria aplicada.
RENAULT DUSTER (FOTO: ALEXANDRE IZO)

Avaliação da experiência: Insatisfatória

Os showrooms das concessionárias da Renault estão bem equipados de Duster. Havia versões para visitação e também disponíveis para test drive. Se você tiver êxito de ser atendido por um vendedor atencioso e conhecedor do veículo, deverá facilmente ter uma ótima experiência para conhecer melhor o carro que procura. Do contrário, você ficará como eu, sem conhecer o veículo por dentro e estará limitado a explicações dadas a partir de uma mesa de negociações. Sorte da Renault que o Duster, até o momento, não depende da excelência do seu time de vendas para emplacar a liderança no segmento de utilitários.
RENAULT DUSTER (FOTO: ALEXANDRE IZO)

http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/01/nas-lojas-renault-oferece-ate-r-4500-de-desconto-pelo-duster.html

Nenhum comentário: