Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 31 de janeiro de 2015

O QUE É Biologia ?

O QUE É Biologia ?

Biologia (do grego βιος – bios = vida e λογος – logos = estudo) é a ciência responsável por estudar os seres vivos, desde o seu surgimento, constituição e funcionamento a nível molecular até uma escala populacional, assim como a interação dos seres com outros organismos e com o ambiente físico-químico.
A Biologia como um campo científico único e coeso surgiu no século XIX, porém a história da disciplina remonta às práticas ancestrais de medicina e de história natural, às obras de Aristóteles e Galeno durante a Antiguidade Clássica, à Ayurveda e à medicina do Antigo Egito. Durante a Idade Média, médicos islâmicos e acadêmicos como Avicena continuaram aperfeiçoando esta tradição.
Durante os períodos do Renascimento e no início da Idade Moderna, o pensamento científico na Europa foi bastante alterado com o empirismo e a descoberta de várias formas de vida.
No decorrer dos séculos XVIII e XIX, a botânica e a zoologia transformam-se em campos de estudo mais profissionais. Nessa época, cientistas começam a estabelecer ligações entre o mundo vivo e a matéria inanimada.
No fim do século XIX, houve a queda da teoria da geração espontânea e a ascensão da teoria microbiana das doenças. No início do século XX, a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel fez com que o campo da genética progredisse.
A Biologia é dividida em vários ramos, para que os seres vivos possam ser estudados em seus diversos aspectos mais detalhadamente. Algumas das áreas de estudo desta ciência são as seguintes:

– Anatomia: estuda os órgãos e sistemas dos seres vivos.
– Botânica: estuda a vida das plantas e algas.
– Citologia ou Biologia Celular: estuda a estrutura, as funções e a importância das células na complexidade dos seres vivos.
– Ecologia: estuda as interações dos organismos entre si e com o seu ambiente.
– Fisiologia: estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.
– Genética: estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos seres vivos.
– Histologia: estuda a formação, estrutura e função dos tecidos biológicos de animais e plantas.
– Imunologia: estuda o sistema imunitário (ou imunológico) dos seres vivos.
– Microbiologia: estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus.
– Zoologia: estuda os animais.


Alguns biólogos e estudiosos da área que se destacaram são os seguintes: Andreas Vesalius, William Harvey, Carolus Linnaeus, Buffon, Lavoisier, Alexander Von Humnboldt, Charles Darwin, Gregor Mendel, Thomas Hunt Morgan, Watson, Crick, dentre outros.
http://www.estudopratico.com.br/materia/biologia/

Nenhum comentário: