Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 11 de janeiro de 2015

Origem dos Contos de Fadas

Origem dos Contos de Fadas

Quando pensamos em contos de fadas é natural pensarmos em belas histórias que geralmente tem um final feliz e com alguma lição moral importante para as crianças. No entanto, nem sempre essas histórias foram assim. Muitos não sabem, mas escritores como os famosos Irmãos Grimm não inventaram as histórias de princesas, apenas compilaram e mudaram um pouco lendas e boatos que circulavam pela tradição oral.

As histórias de contos de fada mudaram muito desde o século XX até os dias de hoje. Esses contos passaram por muitas alterações e foram sendo retirados deles alguns pontos polêmicos como os detalhes mais sórdidos e até mesmo sexuais. Algumas histórias tinham até mesmo mortes ao invés do final feliz. Conheça a seguir algumas das origens de alguns contos de fada.
A Origem Bela Adormecida

Todo mundo já ouviu a história da princesa que cai num sono profundo por 100 anos, não é mesmo? Pois, saiba que a origem desse conto de fadas é de 1634, no original havia uma princesa que acabou adormecendo quando um pedaço de linho ficou preso debaixo da sua unha.

Um dia um rei descobriu o castelo e a princesa adormecida, que era muito bonita. Louco de paixão pela princesa o rei se aproveitou que ela estava dormindo e abusou dela. A princesa, mesmo dormindo, ficou grávida do rei e deu a luz a duas crianças. Uma das crianças ao nascer retirou do dedo da mãe o pedaço de linho de forma que ela acordou.

A esposa do rei ao descobrir da existência de Bela Adormecida e seus filhos ordenou a morte deles, no entanto, o rei foi mais rápido e matou a sua mulher queimada. Por fim o rei se casou com a princesa que conheceu dormindo.
Chapeuzinho Vermelho

A primeira versão publicada da história da Chapeuzinho Vermelho data de 1697 por Charles Perrault. Nessa publicação não existe nenhum caçador para salvar a garota que precisa ficar nua e se entregar ao lobo que ainda assim não tem piedade e depois de abusar dela ainda a devora. Existe ainda outra versão mais terrível em que a menina é enganada pelo ardiloso lobo e acaba comendo sem saber a vovó cozida e bebendo o seu sangue achando que é vinho.
Cinderela

Numa das primeiras versões da história da Cinderela as irmãs adotivas malvadas tem um destino bem pior do que simplesmente ficar para titia. Em busca de fazer com que os seus pés caibam no sapatinho de vidro elas cortam partes dos mesmos. Porém, o acúmulo de sangue faz com que o príncipe perceba que está sendo enganado. Além disso, as duas irmãs ainda tem os seus olhos bicados por pombas.

Branca de Neve

Um dos contos de fada que tem versões mais sombrias, mas que apesar disso ainda preservam algo desses detalhes mais sóbrios. Para começar a Rainha Má seria mãe de Branca de Neve e não sua madrasta. Nas primeiras versões a Rainha manda que o caçador traga o fígado e os pulmões da menina para que possa comê-los. Algumas versões mostram que a Rainha pede o coração de Branca para o caçador.

Além disso, quando o príncipe encontra Branca ela já estaria morta e ele decide levar o corpo porque deseja se divertir com ele durante a viagem. Porém, o servo que carrega o corpo tropeça e acaba fazendo com que a maçã envenenada seja desalojada de maneira a princesa volta a vida.

Por fim a punição para a malvada Rainha Má é ir ao casamento de Branca de Neve e o príncipe para dançar com calçados de ferro que estavam no fogo até que caia morta. Algumas versões do conto mostram a Rainha sendo punida dessa forma, em algumas isso é omitido e em outras Branca tem piedade da madrasta e a livra do castigo.

João e Maria

Se você pensava que a versão atual de João e Maria já é forte o bastante é porque não conhece a história que lhe deu origem. Na versão contada atualmente os dois irmãos são levados para a floresta pelos pais que não tem como sustentá-los como uma forma melhor de morrer (que pais são esses?).

As duas crianças encontram a casa feita de doces de uma bruxa canibal que decide engordá-los para poder devorá-los. Na história original a bruxa é na verdade o diabo que deseja fazer um ritual com as crianças sangrando as duas até a morte sobre um cavalete. Como são espertos João e Maria dizem para o diabo que não sabem subir no mesmo.

A esposa dele então resolve mostrar como se faz e os dois com muita agilidade atacam a mesma e lhe cortam a garganta. Depois disso as crianças fogem levando o dinheiro do diabo.
Rapunzel

Uma das histórias mais dramáticas em sua origem, Rapunzel seria uma princesa deixada presa numa torre. Um dia ela conhece o príncipe para o qual joga as suas tranças de mel, ele sobe muitas vezes na torre e a princesa acaba ficando grávida. Quando a bruxa descobre o que se passou castiga Rapunzel lhe cortando o cabelo e transportando para outro lugar.


Nesse lugar a princesa é uma mendiga que depois de alguns meses tem dois filhos que não tem como sustentar. Já o príncipe é atraído pela bruxa para o alto da torre do qual é jogado para a morte, no entanto, espinhos amaciam a sua queda. Os olhos do príncipe são arrancados pelos espinhos deixando-lhe cego.
Cachinhos Dourados e os Três Ursos

Nas versões mais antigas desse conto de fadas a Cachinhos Dourados não existe. Quem invade a casa dos três ursos e mexe nas suas coisas é uma raposa que quando é pega é jogada pela janela ou então devorada pelos animais.
A Pequena Sereia

Uma das princesas que mais sofrem nas versões originais de seu conto é a Pequena Sereia. Um dia uma sereia se apaixona por um príncipe e para tentar conquistá-lo troca a sua voz sedutora por pernas para que possa viver na superfície. No entanto o preço disso é que cada passo que ela der lhe doerá como se espadas estivessem sendo fincadas em seus pés.

A sereia não desanima e dança para o príncipe mesmo em profunda agonia pela dor. Ele se diverte com a dança, mas escolhe se casar com outra. As irmãs da Sereia lhe dão uma adaga e dizem que ela deve matar o príncipe e fazer com que o seu sangue lhe caia sobre os pés para voltar a ser sereia. Contudo, ela não consegue matar o seu amado e acaba se transformando em espuma do mar.


http://www.culturamix.com/cultura/origem-dos-contos-de-fadas

Nenhum comentário: