Tipos de Vegetariano
Ser vegetariano é algo que exige um bom jogo de cintura, pois vivemos numa sociedade em que a carne é mais do que um alimento, trata-se de um motivo de reunião social. Entretanto, cada vez mais pessoas estão assumindo o seu desejo de ter uma alimentação com base em vegetais e outras opções que não a carne.
Engana-se quem pensa que todo vegetariano é igual, a simples escolha de não comer carne vermelha não coloca todo mundo num grupo único e fechado. A seguir vamos explicar um pouco mais a respeito dos tipos de vegetarianos que existem e assim você poderá ter uma ideia melhor de que grupo se encaixa ou como se relacionar melhor com os seus amigos que tem essa opção.
Quatro Grupos Principais
Em geral os vegetarianos podem ser divididos em quatro grande grupos, conheça melhor cada um deles.
Ovolactovegetarianos
Nesse grupo estão os vegetarianos que não consomem nenhum tipo de carne, ou seja, nem carne vermelha, nem frango, peixe ou frutos do mar. Porém, essas pessoas consomem laticínios e ovos que são derivados de animais. Esse é o maior dos grupos de vegetarianos mesmo que essas opções de alimentos não sejam verdadeiramente vegetarianas uma vez que tem origem animal.
Em geral quando uma pessoa chega a conclusão de que é vegetariana se encaixa nesse grupo. Dentre as principais motivações que levam uma pessoa a ser ovolactovegetariana estão questões como ter compaixão pelos animais ou ter problemas digestivos ao ingerir carne vermelha. Quando a principal questão é a compaixão pelos animais é normal que essas pessoas passem de ovolactovegetariana para veganas.
Polêmica
Existe uma certa polêmica a respeito do verdadeiro sentimento vegetariano dos ovolactovegetarianos já que se ressalta a crueldade com que os animais leiteiros e as aves são tratados para que possam fornecer esses alimentos em escala industrial. Ainda existe uma discussão a esse respeito e por isso muitas pessoas passam do status de ovolactovegetarianas para veganas.
Lactovegetarianos
As pessoas que fazem parte desse grupo de vegetarianos não consomem nenhum tipo de carne assim como os ovolactovegetariana, porém, ao contrário destes também deixam de comer ovos e derivados do leite. Na maior parte dos casos esse tipo de vegetarianismo tem ligação com questões religiosas.
Países como a Índia, por exemplo, tem uma grande população de lactovegetarianos. Porém, ainda assim são aceitos alguns alimentos de origem animal de maneira que não se trata de uma dieta de fato vegetariana.
Vegetarianos Estritos
Os chamados vegetarianos estritos são aqueles que não consomem nenhum tipo de carne, ovos ou laticínios em sua dieta.
Veganos
O grupo de pessoas que por questões éticas não consome nada que tem origem animal é conhecido como vegano. Em geral essas pessoas não consomem nenhum tipo de produto de origem animal, ou seja, não somente carne, ovos e laticínios, mas também cosméticos e outros que possam ser feito a base de algo extraído dos animais.
O que precisa ficar claro é que ser vegano é uma postura política e não necessariamente uma dieta. Os veganos entendem que é importante mostrar para as outras pessoas a sua forma de vida por meio do boicote de produtos e serviços que tenham sua origem no sofrimento de animais.
Dessa forma os alimentos ou produtos que possuem algum ingrediente de origem animal ou que tenham sido testados em animais são riscados da lista de compras de uma pessoa vegana. Por exemplo, veganos não usam produtos de couro, gelatina (porque é feita de tendões e cartilagens), mel, lã, corantes ou outros. Qualquer insumo da indústria derivado de animais é rejeitado pelos veganos.
Outros Grupos
Existem alguns grupos que podem ser citados que embora tenham restrições quanto a comer carne não são entendidos como vegetarianos como, por exemplo, os “semivegetarianos” e “pescovegetarianos”. Até mesmo entre os veganos existem subgrupos como o de “frugívoros’ que são aqueles que se alimentam apenas de frutos.
Tem ainda outro grupo de destaque que é o “Crudívoro” que somente se alimenta de alimentos crus que podem ter sido germinados. Não se pode dizer que os crudívoros são veganos, isso porque a principal motivação para agir assim é manter a saúde e não necessariamente por ter pena dos animais. Além disso, existem crudívoros que se alimentam de mel e outros alimentos que tem origem animal. Podemos citar ainda o grupo dos “ovovegetarianos” que embora não consuma nenhum tipo de carne e nem de laticínios consume ovos e os derivados deles.
Freegano
Os freeganos não são necessariamente vegetarianos, na verdade a postura do grupo consiste em comer o que encontram no lixo. Basicamente essas pessoas se recusam a comprar qualquer tipo de alimento e nesse ponto são mais radicais que os veganos, no entanto, não tem objeções a comer produtos que tenham origem animal desde que tenham sido jogados fora.
O objetivo dos freeganos é evitar dar dinheiro para a indústria que explora os animais. Na crença deles de um alimento foi descartado não faz diferença se ele será consumido ou incinerado. Em geral essas pessoas ainda não gostam da ideia de estar comendo um ‘cadáver’, mas estão dispostos a se alimentar do que encontram nas latas de lixo.
É importante ainda ressaltar que mesmo com essa atitude os freeganos sabem dos riscos de ingerir alimentos provenientes de uma lata de lixo e que tenham passado por um abatedouro.
Como se Escreve? Como se Fala?
Os grupos “ovolactovegetariano” e “lactovegetariano” são escritos sem hífen mesmo. A palavra vegano se pronuncia da forma exata como é escrita, ou seja, “vê-gã-no”. A palavra é derivada do termo “vegan” em inglês que tem como pronúncia “vi-gãn”.
Opção
Ser vegetariano, independente do grupo a que se pertence, é uma escolha que merece respeito e que está se tornando cada vez mais bem aceita pelas pessoas que cercam socialmente aquele que decide deixar de se alimentar de carne ou derivados de animais. Seja em busca de uma saúde melhor ou por compaixão aos animais essa é uma escolha bastante significativa na vida de uma pessoa. E você já pensou sobre ser vegetariano?
http://www.culturamix.com/saude/culinaria/tipos-de-vegetariano
Nenhum comentário:
Postar um comentário