Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Ovo e batata-doce: entenda o 'milagre' da dieta das musas



Entra ano, sai ano e a dieta das musas de Carnaval continua a mesma: clara de ovo, frango e batata-doce. Indianara Carvalho, Miss Bumbum 2014, contou ao Terra que, só de manhã, são oito claras de ovo, logo ao acordar. Ao longo do dia, segue com pequenas refeições, que não variam muito entre frango desfiado, batata-doce e Whey Protein batido com aveia. “Sinto saudade de fruta. Adoro manga”, disse. No ano passado, Gracyanne Barbosa também admitiu ser fã de ovo. “Se eu pudesse escolher um alimento para quem quer ter um belo corpo, seria o ovo. Gostoso, saudável e barato” comentou. 

Mas, afinal, qual é o “milagre” desse cardápio? Segundo o endocrinologista Paulo Rizzo Genestreti, do Hospital Bandeirantes, a combinação realmente auxilia no ganho de massa muscular e no corpo em forma. “É muito comum praticantes de atividade física consumirem grande quantidade de clara de ovo e peito de frango, que são considerados proteínas magras para reconstituição muscular, e batata-doce, conhecida como um carboidrato de baixo índice glicêmico, porque, ao ser ingerida, evita picos de insulina, ação que, além de prolongar a sensação de saciedade, evita que o organismo acumule excesso de gordura localizada”, explicou.

No entanto, um cardápio restrito a esses alimentos não é ideal para a saúde. “A curto prazo, uma dieta como essa até pode ser realizada, porém a longo prazo se torna prejudicial”, alertou Genestreti. “Esses alimentos podem ser inseridos na dieta, respeitando a tolerância da pessoa, até por longos períodos. No entanto, uma dieta que se restrinja a eles não pode ser considerada 100% saudável e equilibrada”, alertou a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, da Bio Ritmo Academia.

Uma alimentação balanceada consiste em um consumo equilibrado de micro e macronutientes. A ausência de vitaminas, minerais e fibras altera todo o processo metabólico. “O ganho de massa magra e a manutenção e prevenção de doenças exigem uma alimentação mais ampla e completa”, disse a nutricionista Fúlvia. Entre os sintomas da falta de vitaminas e minerais estão cansaço, pele seca e descamando, queda de cabelo, unhas fracas e dificuldade de concentração, como listou o endocrinologista Genestreti.

Clara de ovo

Muitas das musas de Carnaval apostam em muita clara de ovo por dia. Miss Bumbum 2014, Indianara comentou que consome de 18 a 25 por dia para estrear na passarela do samba como musa da escola Acadêmicos do Tucuruvi. “Coitadinha da galinha”, brincou. Mas não é só a galinha que pode se sair mal na história. “É uma dieta monótona, cansativa e com quantidades excessivas de alguns nutrientes, o que poderia gerar até uma sobrecarga renal e alterações digestivas e de absorção”, alertou a nutricionista Fúlvia.
Exagerar na clara de ovo pode acarretar em sobrecarga renalFoto: NREY / iStock

Batata-doce

Afinal, a batata-doce é melhor que a batata-inglesa? “Depende do objetivo e momento de ingestão”, respondeu a nutricionista Fúlvia. “A batata-doce é uma ótima opção de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é rica em fibras, promove gradualmente energia em forma de glicose ao organismo e esse controle glicêmico é excelente quando estamos objetivando o ganho de massa muscular e perda de gordura. Já a batata-inglesa é uma ótima opção de carboidrato de rápida absorção. Por conter menos fibras, pode ser uma opção interessante para uma refeição pós-treino, quando, em alguns casos, necessita-se de uma fonte rápida de energia”, explicou.

A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmicoFoto: egal / iStock

Frango

Sim, as musas amam frango. Mas só esse tipo de carne que traz benefícios quando o assunto é ganho de massa muscular? “Na verdade, tanto o frango, o atum e peixes no geral, como salmão, sardinha, abadejo, truta, além de serem carnes com menos gordura, são ótimas fontes de ômegas, de grande valia para o ganho de massa muscular e potentes anti-inflamatórios”, comentou a nutricionista Fúlvia. Mas é importante deixar claro que isso não indica uma necessidade de excluir as carnes vermelhas da alimentação. “Escolha as com menos gordura, como patinho, filé mignon, alcatra”, recomendou.

A carne de frango promete ganho de massa muscular e é um potente anti-inflamatórioFoto: ajafoto / iStock

Alimentação

Para quem quer estar com o corpo em dia até o Carnaval, o ideal é não apostar em grandes restrições, como recomendou o endocrinologista Genestreti. “Faça de quatro a seis refeições diárias, com pequenos volumes, se alimentando a cada três horas, pois assim evita os excessos nas refeições principais e a vontade de ‘beliscar’ alimentos desnecessários, além de acelerar o metabolismo”, ensinou.

Outras dicas importantes são apostar na hidratação, bebendo, pelo menos, 2 litros de líquidos por dia, especialmente água. “Mantenham-se em atividade, praticando pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos. Nunca em jejum”, finalizou o endocrinologista. É importante seguir todas essas dicas ao longo de todo o ano, certo? Assim, o resultado é duradouro e afasta a possibilidade do temido efeito sanfona.




TERRA

Nenhum comentário: