Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Conheça diferentes tipos de pernilongos e saiba como proteger bebês e crianças


O verão está chegando. E os pernilongos também, de todos os tipos. Duas espécies deles nos preocupam mais: o Aedes aegypti (foto ao lado), que é o transmissor de duas viroses potencialmente graves, que são a dengue e a febre Chikungunya, e o pernilongo doméstico, chamado de Culex quinquefaciatus, ou simplesmente Culex, como é mais conhecido, que também pode transmitir algumas doenças.

Esses dois tipos de pernilongos são diferentes, tanto na aparência quanto nos hábitos. E é muito fácil e importante saber diferenciá-los. Esta informação pode ajudar se, nos dias subsequentes, as pessoas apresentarem sintomas como febre, dores pelo corpo, manchas ou bolinhas vermelhas e inchaços. 

O Aedes é escuro e tem o corpo e as patas rajados de branco. O Culex (foto abaixo) é marrom, tem as pernas bem afiladas e nenhuma manchinha branca pelo corpo. O Aedes bota seus ovos em água limpa e tem hábitos notadamente diurnos. O Culex é bem menos exigente. Coloca seus ovos em quaisquer tipos de água (suja, inclusive) e é um mosquito noturno. São diferentes, mas causam muito transtorno, e há que se ter cuidado com os dois. 

O Culex é uma espécie essencialmente urbana e cosmopolita, isto é, presente em todas as regiões do mundo. No final da tarde, um verdadeiro exército voador entra zumbindo nas casas desprotegidas. Não poupam nenhum ambiente, muito menos o quarto dos bebês ou das crianças pequenas. Ficam escondidos atrás de cortinas, embaixo das mesas ou nas estantes e trocadores, esperando que a luz se apague para atacar. 

Interessante saber que os Culex são atraídos pelo gás carbônico que eliminamos durante a respiração. Por isso é que eles chegam perto do nosso rosto, zumbindo em nossas orelhas – prontos para picar. 

No dia seguinte, exibimos a consequência física do ataque, com inúmeras bolinhas vermelhas espalhadas pelo corpo. Coçam muito. De tanto coçar, podem-se infectar com bactérias da pele. Algumas pessoas, crianças, principalmente, têm alergia à sua picada. Fazem uma lesão conhecida por estrófulo, que se caracteriza pelo aparecimento de várias bolinhas vermelhas pelo corpo, semelhantes às da picada. 

O mais importante é evitar todo este ciclo e se proteger dos pernilongos. Confira três dos principais métodos que podem ser usados para proteger todos, principalmente bebês e crianças:

- Mosquiteiros
Use-os principalmente nos berços e camas dos pequenos. São a forma mais inócua, eficiente e segura de proteger as crianças (e os adultos) em especial das picadas do Culex, que ataca quando todos estão dormindo.

- Telas protetoras nas janelas
São eficientes para evitar que os pernilongos entrem. No calor são interessantes, pois permitem a entrada de ar.

- Repelentes de tomada
Podem ser utilizados, idealmente a 2 metros de distância das pessoas.

Proteja-se de todos os que podem invadir sua casa. Afinal, pernilongos também podem ser mortais.

*Fotos: USDA/AP; Wikimedia Commons

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/conheca-diferentes-tipos-de-pernilongos-e-saiba-como-proteger-bebes-e-criancas.html

Nenhum comentário: