Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Horário de verão: mocinho ou vilão?

Há quem goste e há quem reclame. O fato real é que não há um consenso sobre o horário de verão.

A maioria, no entanto, concorda em um ponto: não é fácil se acostumar quando os relógios adiantam 1 hora. Parece pouco, mas não é. Principalmente na hora de levantar.

Temos um relógio interno que nos indica o andamento do tempo. Nosso organismo tem a incrível capacidade de se organizar de acordo com este tempo biológico. Sentimos fome com mais intensidade na hora do almoço e do jantar. O corpo pede para dormir à noite, geralmente na mesma hora, e nos acorda quando se sente suficientemente recuperado. Este tempo biológico gosta da rotina. Mais que isso: acostuma-se com a rotina. Assim, tendemos a acordar sempre na mesma hora.

Não é fácil acostumar-se a levantar uma hora mais cedo. Também não é fácil ir para a cama e dormir 1 hora mais cedo. O relógio biológico não tem a capacidade de mudar de uma hora para outra, literalmente. É mais lento. Leva uma média de 3 a 5 dias para se adaptar à nova rotina.

Até lá, veja quais são as dicas para facilitar sua vida sem ficar exausto e pouco produtivo no dia seguinte:

- Almoce e jante meia hora mais cedo que o habitual. Isso ajuda o corpo a entender que a rotina está mudando. Evite “beliscar” fora de hora. Isso é muito importante, pois o horário da alimentação ajuda a determinar o ritmo biológico.

- Coma leve nesta primeira semana. Muitas frutas, legumes e verduras. Peixe, frango ou carne, de preferência grelhados. Pouca fritura, massas ou doces. No almoço, esta orientação ajuda a evitar aquele “soninho” irresistível e fora de hora, ao longo do dia. À noite, comer leve é fundamental para que você tenha um sono mais tranquilo e profundo. Isso é decisivo na hora de acordar.

- Vá para a cama meia hora mais cedo que o habitual. Mesmo que você não esteja com sono. Tome um banho morno e rápido, apenas para relaxar, coloque um pijama leve e confortável e se deite. Evite eletrônicos na cama. TV inclusive. A luz que incide nos olhos dificulta a chegada do sono e desperta as emoções que precisam acalmar. Leia algo leve ou ouça uma música sossegada. Quando você menos esperar, o sono bate à porta.

- Quando o despertador tocar no dia seguinte, evite aquela “soneca” de mais alguns minutos. Esta soneca às vezes nos deixa mais cansados ainda. Não relaxa. Não descansa. Só nos lembra que temos que levantar. Por isso saia logo da cama e comece seu dia.

Dê tempo ao seu relógio biológico. Ele vai se acertar.
*Foto: Marcos Estrella/TV Globo.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/3.html

Nenhum comentário: