Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

MOLÉCULAS COM NOMES ESTRANHOS E CURIOSOS.

Você já deve ter ouvido de seu professore nomes de alguns compostos químicos como Furano, Cumeno, Butano, Fulerenos, Benzeno, Clitoriacetol, Vaginol, Anol, Pagodano, Pagodano, Nonanona, Luciferase, Kunzita, Ácido Traumático, Ácido Erótico, Bis(pinacolato)diboro, Ácido Periódico, Psicose, Arsole, Bastardano, Megafone, Putrescina, Cadaverina e Esperminidina. Na verdade se trata de nomes engraçados e até mesmo ridículos de moléculas .... E aí, de qual nome você gostou mais?


Furano - Furano é um composto orgânico heterocíclico e aromático, produzido quando madeira, como a do pinheiro, é destilada. O composto é transparente e muito inflamável, evaporando facilmente como o éter comum.


Cumeno - Cumeno é o nome comum para o composto orgânico isopropilbenzeno, um hidrocarboneto aromático de fórmula C9H12. É um constituinte do óleo bruto e de combustíveis refinados. É um líquido incolor inflamável cujo ponto de ebulição é de 152 °C.


Butano - O butano é um derivado do gás. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável. É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo.


Fulerenos - Os fulerenos são uma forma alotrópica do Carbono, a terceira mais estável após o diamante e o grafite. Tornaram-se populares entre os químicos, tanto pela sua beleza estrutural quanto pela sua versatilidade para a síntese de novos compostos químicos.


Benzeno - Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.


Clitoriacetol - Acetal de... clitóris??? O que este composto tem de parecido com tão delicada parte do corpo feminino? Nada, é óbvio: o nome vem da planta de onde é obtido, a Clitoria macrophylla. Impressionante...


Vaginol - Não há como negar: o nome lembra, de fato, um das mais importantes órgãos humanos. Entrento, dificilmente você encontrará esta substância neste órgão... e sim na planta Selinum vaginatum, de onde é obtido.



Anol - Anol é um outro nome para o composto 4-(1-propenil)-fenol. 
Mais estranho que seu nome é o seu uso: como flavorizante na indústria de alimentos...



Pagodano - É, graças a Deus a moda do pagode, no Brasil, parece ter chegado ao fim... mas o que veio no seu lugar? Tigrão??? Ainda bem que o pagodano, na verdade, se refere ao templo budista...


Ácido Cômico - Qual é a graça? Nenhuma... o nome deste composto vem da planta de onde é obtido:Commiphora pyracanthoides, a planta de onde é extraído o óleo de mirra.
Nonanona - Se você não tem ascendência italiana não sacou a o verdadeiro significado deste nome IUPAC... É uma cetona, com nove carbonos, certo?!


Luciferase - Se você está pensando que esta molécula tem algum parentesco com Lúcifer, está quase certo: esta enzima é a responsável pela clivagem da luciferina, seu substrato. Esta reação é a responsável pela luz dos vagalumes e de certos peixes - daí o nome.


Kunzita - Kunzita não é uma molécula: é um minério que leva este nome após o gemologista G.F. Kuntz tê-lo descrito em 190.


Ácido Traumático - O nome deste composto vem do auto poder cicatrizante que o mesmo possui. É um hormônio vegetal, e há muito vem sendo utilizado devido à capacidade de acelerar a divisão celular das células injuriadas e reparar traumas.


Ácido Erótico - Não! Esta molécula não tem propriedades afrodisíacas!!! O nome vem de uma derivação de seu nome original: ácido orótico. Após sucessivos "enganos" na literatura química, este nome foi adotado como válido também! Para quem não sacou... é a vitamina B13!


Bis(pinacolato)diboro - Está servido? Embora pareça, este não é um ingrediente da pinacolada. Este cocktail é preparado com suco de abacaxi, leite de coco e rum. Já o composto ao lado é um versátil reagente para a preparação de ésteres borônicos, diboração de olefinas e acoplamento de Suzuki.


Psicose - Lembra da cena... a moça no chuveiro, a faca, o Bates Motel... nenhuma relação com o composto ao lado: o nome deste açúcar vem do antibiótico (de onde pode ser obtido) psicofurania. Outro nome é ribo-hexulose.


Arsole - Não, não é um palavrão em inglês... o palavrão é Ass hole, enquanto que o nome da molécula é Arsole. É o equivalente arsênico do pirrol. E, ao contrário da crença popular, Ass, ops, Arsoles não são aromáticos!


Bastardano - Uma molécula bastarda? Na verdade, sim... a incomum ponte etânica que a diferencia do noradamantano acabou lhe conferindo este nome: Bastardano, a criança indesejada...


Megafone - Embora tenha um nome muito estranho, a molécula é relativamente ordinária. O nome deriva de sua origem: as raizes da planta Aniba megaphylla. Como ela é uma cetona (percebeu?), virou megafona, ou megaphone, em inglês.


Putrescina, Cadaverina e Esperminidina - O cheiro da morte... uma boa definição para estas duas aminas: cadaverina e putrescina, que são produtos de decomposição de alguns amino ácidos encontrados em animais. São tóxicas e possuem um odor delicioso - para os urubus! O odor do sêmen se deve à presença de outra amina - a espermidina!


Nenhum comentário: