Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

OS ELEMENTOS QUÍMICOS MAIS ABUNDANTES NO CORPO HUMANO, NA TERRA E NO UNIVERSO.

Denomina-se elemento químico um conjunto de átomos que têm o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). Todos os elementos possuem massa atômica, número atômico, ponto de fusão e ebulição. Atualmente são conhecidos 114 elementos, sendo estes encontrados na natureza (elementos naturais) ou sintéticos (elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente).

Qual é o elemento químico mais abundante no Universo?

O elemento mais abundante no universo é o hidrogênio, H, que representa cerca de 3/4 de toda a matéria! Hélio, He, compõe a maior parte dos 25% restantes. O oxigênio, O, é o terceiro elemento mais abundante no universo. Todos os outros elementos são relativamente raros.

Qual é o elemento químico mais abundante na composição da Terra?
A composição química da Terra é um pouco diferente daquela do universo. O elemento mais abundante na crosta da Terra é oxigênio, tornando-se 46,6% da massa da Terra. O silício, Si, é o segundo elemento mais abundante (27,7%), seguido de alumínio, Al, (8,1%), ferro, Fe, (5,0%), cálcio, Ca, (3,6%), de sódio, Na, (2,8%), potássio, K, (2,6%). e de magnésio, Mg, (2,1%). Estes oito elementos são responsáveis ​​por aproximadamente 98,5% da massa total da crosta terrestre. Claro, a crosta terrestre é apenas a porção exterior da Terra. Pesquisas futuras vão nos dizer sobre a composição do manto e núcleo.

Qual é o elemento químico mais abundante na composição do corpo humano?

A mais abundante elemento no corpo humano é o oxigênio, fazendo-se cerca de 65% do peso de cada pessoa. O carbono, C, é o segundo elemento mais abundante, constituindo 18% do corpo. Apesar de ter vários átomos de hidrogênio do que qualquer outro tipo de elemento, a massa de um átomo de hidrogênio é muito menor do que a dos outros elementos que a sua abundância vem em terceiro lugar, com 10% em massa.


Outra visão: a composição química elementar do corpo humano adulto médio. A água é o composto químico mais abundante em células humanas vivas, correspondendo a 65-90% de cada célula. Cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, mas a massa de cada um átomo de oxigênio é muito maior do que a massa combinada do hidrogênio. Todos os compostos orgânicos contêm carbono, que é por isso que o carbono é o segundo elemento mais abundante no corpo. Seis elementos responsáveis ​​por 99% da massa do corpo humano: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio (N), cálcio, e fósforo (P). Apesar de alumínio e silício serem abundantes na crosta terrestre, eles são encontrados em pequenas quantidades no corpo humano.
Referência: Chang, Raymond (2007). Química, Nona Edição. McGraw-Hill. 52 pp.
Referência: http://ww2.wpunj.edu/cos/envsci-geo/distrib_resource.htm

Poderá também gostar de:
http://www.marquecomx.com.br/2014/02/os-elementos-quimicos-mais-abundantes.html

Nenhum comentário: