Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

PROJETO: LITERATURA INFANTIL. TEMA: Literatura Para Bebês.


TEMA: Literatura Para Bebês.

ASSUNTO: - Leitura Visual, Auditiva, Tátil e Gustativa (Livros Sensoriais)

INTRODUÇÃO: Segundo Ana Araújo e Silva: “o bebê desenvolve um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento e deve ser estimulado desde cedo (3 meses de idade).No início do trabalho, irá fixar o olhar na imagem do livro, mas logo tentará agarrá-lo e pôr na boca.Quando o bebê manuseia o livro, está percebendo se é liso, fofo ou áspero, esta é uma leitura tátil; ao olhar ou apontar, as figuras, as cenas, as cores, está lendo as imagens do livro, esta é a leitura visual ou de imagem; ao ouvir a voz, está realizando a leitura auditiva; ao pôr o objeto na boca, o bebê realiza uma leitura gustativa e tátil; ao cheirá-lo, está realizando uma leitura olfativa. (www.diariodacreche.org / Pesquisado em 7/11/2007) 

“Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem. “ (RCNEI – pág. 131)


Objetivos:

Estimular a linguagem oral;
Desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil; (estimulação sensorial)
Interessar-se pela leitura de histórias; 
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do contato cotidiano com livros, revistas, etc; (RCNEI – pág. 131)

Desenvolvimento das Atividades / Procedimentos
Linguagem e literatura:
Exploração de livros de pano ou plástico ricos em cores e textura;
Expressar pela fala, ou outras formas de comunicação e expressão artística, suas experiências pessoais,
Descrição de objetos, fatos e suas relações.
Uso prazeroso da linguagem: ouvir histórias e versinhos, fazer histórias e rimas. 

(RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão;vol.2 - pág. 16)


“O primeiro contato da criança com um texto é feito em geral oralmente pela voz da mãe e do pai contando contos de fada, histórias inventadas ou reais, tendo gente ou bichos como personagens. Ler histórias para as crianças é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar outras idéias para solucionar questões. É estimular para desenhar, musicar, teatralizar e brincar." 

(RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão, vol. 2 - pág. 36 )

LIVROS SENSORIAIS - Cores e texturas diversificadas





http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/2011/11/projeto-literatura-infantil.html

Nenhum comentário: