Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Planejar e Avaliar na Educação Infantil.


Berçário (0 a 1ano) e Maternal (1 a 2 anos)

Assunto: Avaliação no Berçário e Maternal? Quando? Por quê? Como avaliar?

Oficina 3 - Sequência Didática 26/01/2012
Tema:Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias

Teoria X prática 

click na imagem para ampliar





Colocando em Prática


Oficina 3 - Sequência Didática 26/01/2012
Tema:Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias 


Continuação da oficina 1 - 01/08/2011 e 03/08/11- "livros sensoriais - Projeto Literatura para Bebês"; 


Apresentação do vídeo com relatos de experiências: “Leitura para Bebês” 
Vídeo sobre a importância da leitura para bebês na creche, realizado pelo Projeto Entorno, uma iniciativa da Fundação Victor Civita.

Educação Infantil – 0 a 3 anos
Linguagem oral e comunicação


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DESCOBRINDO O LIVRO E O PRAZER EM OUVIR HISTÓRIAS


Objetivos 
Criar o hábito de escutar histórias. 
Favorecer momentos de prazer em grupo. 
Enriquecer o imaginário infantil 
Favorecer o contato com textos de qualidade literária. 
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento. 

Para crianças de até 1 ano 
Dirigir-se aos livros por meio de falas, gestos, balbucios (gritinhos, sorrisos, vocalizações, entre outros) e expressões faciais. 
Imitar sons com base na fala do educador. 
Estabelecer situações comunicativas significativas com adultos e outras crianças do grupo. 
Reconhecer o livro como portador de história, manifestando prazer ao explorá-lo e ao ser convidado pelo professor para escutar o que será lido. 
Ouvir o professor com progressiva atenção. 

Para crianças de até 3 anos 
Além dos objetivos acima: 
Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas. 
Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros. 
Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente. 
Reconhecer e nomear alguns livros. 
Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens. 
Cuidar do livro e valorizá-lo. 
Imitar o adulto lendo histórias 


Tempo estimado: Todos os dias. 

Material necessário 
Livros de literatura, almofadas e bebês-conforto.
Desenvolvimento 
O trabalho começa com a sua preparação. Selecione livros com textos bem elaborados e ilustrações de qualidade. As histórias devem ter estruturas textuais repetitivas que favorecem a compreensão e a memorização. Programe-se para disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina. Promova conversas sobre eles fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais queridas. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar partes da história e interagir com seu conteúdo. Alterne, na semana, a leitura de histórias repetidas e a introdução de novas. Esteja sempre atento às iniciativas das crianças e responda a elas por meio da fala, de gestos e de expressões faciais. Sempre promova conversas entre as crianças sobre o que foi lido. 



Atividade 1 
Leia o livro para conhecer bem a história. Treine a entonação e a fluência da leitura lendo em voz alta para si mesmo antes de apresentá-lo aos pequenos. Prepare o espaço para que todos fiquem confortáveis. Eles podem deitar-se entre almofadas, sentar-se em roda ou no bebê-conforto. É importante que todos consigam ver o livro. Apresente-o para o grupo destacando as informações da capa (título, ilustração, nome do autor, ilustrador etc.). Faça uma breve apresentação da história despertando o interesse em escutá-la. Leia de forma fiel ao texto e vá mostrando as ilustrações conforme lê. No fim, converse com as crianças sobre a história: pergunte se e do que gostaram, volte às partes comentadas, mostre novamente as ilustrações e deixe que elas explorem o livro. 

Atividade 2 
Leia a mesma história nos outros dias observando sempre o interesse do grupo. Observe se solicitam a leitura do livro. Sempre que for iniciar a atividade, cuide do espaço garantindo que este seja sempre um momento confortável e prazeroso. Mostre o livro às crianças e pergunte se lembram da história: pergunte sobre o título, os personagens e os acontecimentos que lembram. Só então conte novamente a história. Essa atividade pode ocorrer em média três vezes na semana. 

Atividade 3 
Prepare-se para a apresentação de um novo livro realizando os mesmos procedimentos relatados na atividade 1. Inicie conversando com as crianças sobre aquele que já conhecem. Conte que irá apresentar uma nova obra que tem uma história diferente. Repita o que foi destacado anteriormente durante a leitura e a conversa sobre a história 

Avaliação 
Verifique se as crianças ficam atentas a sua fala e às ilustrações. Veja se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observe se conseguem se lembrar se algum título conhecido quando perguntado.
Fonte de pesquisa:

2. Apresentação das fichas de observação para a avaliação diagnótisca do Berçário de 0 a 1 ano e Maternal de 1 a 2 ano;
click na imagem para ampliar


Fichas retiradas do livro "Viagem Pelo Saber Maternal"


http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/2012/03/planejar-e-avaliar-na-educacao-infantil.html

Nenhum comentário: