Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 31 de agosto de 2014

Significado das estrelas da Bandeira do Brasil.

Você sabe qual o significado de cada estrela estampada em nossa bandeira? Por esses dias, percebi que a grande maioria das pessoas aprendeu na escola que a estrela que fica solitária, na parte superior do círculo azul representava o Estado de Brasília. Pois bem, essa não é a verdade. Aquela estrela representa o Estado do Pará.
As estrelas e constelações representadas na nossa bandeira são correspondentes àquele aspecto celeste do dia da Proclamação da República, o dia 15 de Novembro de 1889, às 8:30h.
Na nossa bandeira, o Distrito Federal e cada Estado da Federação estão representados por uma estrela. São portanto 27 estrelas de 8 constelações representando os atuais 26 Estados e o Distrito Federal brasileiros.
Podemos notar que de uma forma não rígida, a escolha da estrela representante de cada Estado procura seguir uma correspondência entre a localização do Estado no território brasileiro e a localização da estrela no céu. Assim é que os Estados "centrais" do Brasil, dentre eles Minas Gerais, estão representados por estrelas do Cruzeiro do Sul; Estados a oeste estão representados por estrelas do Cão Maior; etc.
Ao contrário do que muitos pensam, Alfa da Virgem, ou Spica, aquela estrela que aparece solitária sobre a faixa "Ordem e Progresso", não representa o Distrito Federal. Spica, que no céu se encontra bem ao norte, representa o Estado do Pará. O Distrito Federal é representado pela Sigma do Octante, a menos brilhante de todas as estrelas da nossa bandeira. Essa estrela é tão pouco brilhante que está próxima ao limite de visualização a olho nu. Ela contudo foi escolhida para representar o Distrito Federal por estar bem próxima ao pólo sul celeste. Sendo assim ela não apenas está sempre no céu (em qualquer dia e qualquer horário) para nós do hemisfério sul; como também vemos, durante uma noite, todas as estrelas girarem em torno dela.

Veja a imagem abaixo:



http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/11/significado-das-estrelas-da-bandeira-do.html

Nenhum comentário: