À venda desde o mês passado, o renovado Fiat Uno 2015 chega para teste aqui no CARPLACE. Apesar da demora, temos uma boa notícia: ele vem logo para o Garagem, a nossa avaliação de 30 dias. E desta vez teremos nada menos que três versões do modelo em pauta, começando por esta Way 1.4 das fotos – depois virão a Evolution 1.4 (equipada com o sistema Start-Stop) e a Sporting Dualogic (que aposenta a alavanca tradicional do câmbio em favor de botões e também traz borboletas na direção para trocas manuais de marcha).
O Way que se apresenta agora é da cor Verde Amazon, pintura metálica que acrescenta R$ 1.245 ao valor de R$ 34.990 do modelo básico. Só que nosso Uno, como costuma acontecer em carros para a imprensa, veio completinho, o que vai permitir avaliar também todos os equipamentos disponíveis. No total, estamos falando de um Way 1.4 que custa R$ 44.356.
Buscar o Uno 2015 na sede da Fiat aqui em São Paulo foi quase como retirar um carro 0 km da loja. O Way avaliado saiu de lá com apenas 145 km rodados e aquele cheirinho de carro novo que todo mundo gosta. A experiência me fez lembrar quando busquei um Sporting 2011 para a garagem de casa. E também serviu para comparar bem as mudanças aplicadas na linha 2015.
Por fora, a atualização foi discreta. O farol está um pouco mais vistoso, bem como a grade e os pára-choques. Atrás, as lanternas transparentes evidenciaram o tamanho generoso da peça, que mudou apenas internamente. Nesta versão Way, os para-choques passaram a ser da cor da carroceria e há rodas de liga-leve com desenho inédito. Os pneus de uso misto foram mantidos. No geral, o Uno ficou mais moderno sem perder a identidade.
Lá dentro, porém, é que estão as melhores atrações. Os plásticos do acabamento continuam rígidos, mas agora são de nível superior e não há mais rebarbas fáceis de encontrar. Fora isso, a porção central do painel, que atravessa a peça de um lado a outro na cabine, ganhou material de toque macio, algo inédito na categoria. O sistema de som migrou para uma posição central e elevada, além de o rádio ser um aparelho de melhor qualidade e usabilidade que o anterior – agora a entrada USB fica no console, por exemplo. No quadro de instrumentos, uma vistosa tela de LCD confere visual moderno e sofisticado, trazendo opção de velocímetro digital e um completo computador de bordo, além de permitir realizar diversos ajustes do carro, como travamento automático das portas.
Novos bancos, manopla de câmbio (menor e mais anatômica) e até mesmo as luzes internas dianteiras são novas, de modo a complementar o ambiente interno. De um mero popular, dá pra dizer que o Uno ficou chique! – algo necessário depois da chegada de Onix, up! e Ka. Melhorias incluíram ainda o deslocamento dos botões dos vidros elétricos para as portas, bem como a estreia dos vidros elétricos traseiros. Por fim, as portas receberam um revestimento de tecido bem mais generoso.
O salto em qualidade também aparece em movimento. Não pelo motor 1.4, que segue o antigo Fire Evo de 88 cv (ainda com tanquinho auxiliar de partida a frio), mas pelo trabalho evidente em isolamento de ruídos e vibrações. Mesmo na primeira volta já é possível notar que o Uno está bem mais refinado. E para ver como as melhorias influenciaram na convivência com o carro, partimos agora para uma viagem de mais de 1.000 km, de São Paulo ao Rio de Janeiro – ida e volta. O resultado a gente publica em breve. E você, o que quer saber do novo Uno?
Texto e fotos: Daniel Messeder
http://carplace.virgula.uol.com.br/garagem-carplace-1-novo-uno-2015-ja-chega-para-teste-longo/
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