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sábado, 25 de outubro de 2014

SAVEIRO CABINE DUPLA ENCARA STRADA 3 PORTAS

O voo da ousadia: a VW deixa a timidez de lado e segue a criatividade da Fiat, em uma moda que tem tudo para decolar
Por Ícaro Bedani // Fotos: Renato Durães
Os caras da Fiat criaram em 2009 a cabine dupla e, quatro anos depois, abriram uma terceira porta na picape – algo tão inusitado, e de certo modo tão genial, quanto esta manobra do bicampeão brasileiro de motocross, Thales Vilardi. Agora, a Volkswagen parte para a mesma solução e espicha a cabine da Saveiro. Qual delas é menos picape?
2 . Fiat Strada Adventure
A Fiat sempre investe no inusitado. Foi assim em 2009, com aStrada cabine dupla e no ano passado, com a inclusão da terceira porta na picape. Com a porta extra à direita da carroceria, o acesso ao banco traseiro é melhor do que na Saveiro Cross CD, que usa as mesmas portas das demais versões da picape (de 1,06 m). Na rival, o encosto do banco dianteiro é rebatido por meio de cabo, uma operação simples, mas ele não corre no trilho. Dá algum trabalho entrar e sair.
CAÇAMBA

O espaço da caçamba da Strada CD também é melhor: 680 litros, 100 litros a mais que o da Saveiro. Em centímetros, a diferença no comprimento é de apenas 7,2 em favor da Fiat. O que rouba espaço nela é o estepe, fixado na parede da caçamba (o da VW é instalado sob o assoalho). Ambas as tampas podem ser trancadas, mas só a da Saveiro conta com amortecimento a gás que facilita a abertura e o fechamento da tampa.

FIAT STRADA ADVENTURE CD 3P
+ Estilo, acessórios

- É uma picape. Mas poderia ser mais empolgante. E mais barata

= Já inovou muito. Mas chegou a hora de se reinventar

Em nenhuma das picapes cabe uma moto de médio porte, como a Yamaha YZ 250F, com seus 2,17 m de comprimento, a menos que você rode ilegalmente com a tampa da caçamba aberta. A contrapartida da Strada é a possibilidade de instalar o extensor distribuído pela Mopar, a divisão de acessórios da Fiat-Chrysler. A peça de alumínio custa R$ 1.460 e estende a caçamba em 60 cm. A VW ainda não conta com o opcional – e nem anunciou que o terá.Sem o extensor, só conseguimos acomodar a mini-moto Honda CRF 50, de 1,3 m de roda a roda.

Sim, a Fiat leva alguma vantagem no espaço. Mas perde na sensação ao volante: a picape não empolga. O motor 1.8 16V tem 12 cv a mais, mas deixou a picape para trás nas provas de desempenho, prejudicado pelo escalonamento do câmbio de cinco marchas. O consumo também não foi dos melhores. Ao volante, em suma, você encontra uma picape mais bem acertada do que a Strada: veja a seguir.
1. VW Saveiro Cross CD
A VW demorou 4 anos para espichar a cabine da Saveiro e, com isso, disputar o nicho de compradores com a Fiat – basicamente jovens que usam o carro para lazer e, eventualmente, carregam tralhas ou moto na caçamba. Terceira porta? A marca garante que não cogitou a possibilidade, mas estendeu a opção da cabine dupla para as três versões da picape (Trendline, Highline e a Cross). Testamos a Cross, topo de linha, por uma razão: é a única versão com o novo motor EA211 de 120 cv, o mesmo quatro-cilindros presentes no Gol Rallye.

Com a nova Saveiro, a VW não quebrou regras ou inventou moda. O trabalho do time da engenharia e dos designers foi pegar um veículo montado em uma boa base, cuidar da harmonia do conjunto e criar condições para que os passageiros do banco de trás não se sentissem espremidos. Conseguiu cumprir boa parte do objetivo, como se verá.
RESSALTO
A VW diz que o desenvolvimento da cabine dupla levou um ano e partiu do zero – nenhuma outra versão serviu de referência para o projeto. Da coluna B até a parede da caçamba, um prolongamento de 26 cm em comparação à picape cabine estendida, tudo é novo. Os vidros traseiros são basculantes e acompanham o desenho das janelas dianteiras. Coluna central e teto receberam reforços para reduzir a torção da carroceria. O resultado foi espaço interno extra, o suficiente para abrigar o banco com três assentos e três apoios de cabeça, mas só dois cintos diagonais. Na base do banco foi criado espaço com tampa para abrigar macaco, triângulo e chave de roda. A Strada só leva dois.



SAVEIRO CROSS CD
+ Motor, câmbio, dinâmica esportiva

- Acesso ao banco traseiro

= Caçamba pra que?
Outra mudança, quase imperceptível à primeira vista, é o aumento de altura em 4 cm na porção traseira do teto, delimitada por um leve ressalto. A solução foi necessária para a elevação em 9,5 cm do banco traseiro, recurso que torna a vida a bordo naquele espaço menos claustrofóbica. Na parte dianteira do teto, a elevação foi de 2,3 cm. A Strada, com suas rodas de 16 polegadas é 9 mm mais alta – a Saveiro tem rodas de 15 polegadas e 1,55 m de altura.

Na prática, ela acomoda melhor quatro adultos do que a Strada. AVW não divulga a área traseira, mas informa que os passageiros têm 9,45 cm de espaço para a cabeça e 8,13 cm para as pernas. O quinto passageiro, de qualquer forma sofrerá aperto.
ELETRÔNICA
A Saveiro é um dos carros mais divertidos que dirigimos neste segmento – e a boa notícia é que o prolongamento da cabine não afetou o comportamento da picape. O motor 1.6 16V MSI vibra menos que o 1.6 8V das demais versões, com a adoção do sistema de coxins lubrificados a óleo. O cabeçote de alumínio tem comando de admissão variável e coletor de escape integrado, um dos recursos para reduzir o peso do conjunto: o novo motor EA211 tem 90 kg, 15 kg a menos que o EA111. É o que explica porque a massa total da CD é 1,5 kg mais leve em comparação à da versão cabine estendida. O câmbio manual de cinco marchas continua sendo referência.

Suspensão traseira com eixo-rígido é comum para as duas picapes, mas a Saveiro tem barra estabilizadora – a Strada tem eixo rígido com feixes de mola. Na VW você sente mais o terreno, mas leva vantagem nas curvas. A Cross vem com recursos eletrônicos como o ABS com atuação off-road, EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) que na Strada é acionado por meio de um botão, HHC (controle de partida em rampa), ESC e ASR(controle de estabilidade e tração).

A versão custa R$ 59.990, contra os R$ 59.360 da StradaAdventure básica. Com todos os opcionais, como o bloqueio de diferencial, o preço da Fiat vai para R$ 64.362. A vitória da VWcomeça a fazer mais sentido a partir desta constatação. Fora isso, a manutenção e o seguro da Saveiro saem mais em conta que os da Strada. Sim, ela também é mais econômica.

A Fiat, que descobriu a fórmula de construir carros bons de venda, tem boa caçamba e preço mais acessível. Mas a Saveiro é mais moderna e melhor ao volante. E, afinal, é tudo que quem compra esse tipo de carro quer.


[Clique para ampliar]

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/saveiro-cabine-dupla-desafia-strada/8865#foto=8865-5

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