Chia: semente do bem
Hoje vamos falar sobre uma semente que traz diversas vantagens para a saúde: a chia. Para nos explicar sobre todos os benefícios desse alimento, entrevistamos a nutricionista Renata Queiroz. Confira abaixo!
Fonte de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a chia também conta com carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre). Com tudo isso, a chia tem ação anti-inflamatória, antioxidante e contribui com o controle do diabetes. “É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e resultando num aumento de saciedade”, explica a nutricionista.
A semente pode ser consumida de diversas formas: crua, triturada, em forma de gel ou de óleo. Mas é preciso atenção, pois apesar dos benefícios a chia é calórica. O ideal é consumir até 25g (ou duas colheres de sopa) da semente por dia. O excesso no consumo pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal e desconfortos gástricos.
“É importante enfatizar que a chia deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada, para que seja possível colher os seus benefícios para a saúde”, completa a nutricionista.
Fonte entrevistada: Renata Bierrenbach Pereira de Queiroz, nutricionista.
Site: www.rqueiroznutri.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário