Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 21 de dezembro de 2014

Inclua raízes na sua alimentação! Batata doce, mandioca e outros alimentos funcionais para adicionar ao cardápio.

Inclua raízes na sua alimentação!
Batata doce, mandioca e outros alimentos funcionais para adicionar ao cardápio.
Já foi o tempo em que alimentos fonte de carboidrato se resumiam apenas a pão, macarrão, arroz e batata.

As mais conhecidas são a batata e a cenoura, mas existe uma gama muito maior que se pode imaginar: beterraba, nabo, rabanete, mandioquinha, entre outros. Atualmente algumas raízes têm se destacado devido a um aumento significativo do seu consumo, pois além de fornecerem energia através dos carboidratos, possuem vitaminas, minerais e substâncias que, quando consumidas em quantidade adequada, também podem ajudar a emagrecer!

Apresentam ainda baixo índice glicêmico, ou seja, o açúcar presente nelas passa para a corrente sanguínea de forma mais lenta e consequentemente, a absorção pelo organismo também se torna mais devagar.

Outra boa notícia: são livres de glúten, podendo ser uma ótima alternativa para portadores dedoença celíaca. Conheça um pouco mais sobre os benefícios dessas raízes que estão fazendo um tremendo sucesso:

Batata doce: possui uma substância chamada amido resistente, que no organismo se comporta como uma fibra insolúvel, semelhante à dos grãos integrais. Com isso, atrai moléculas de gordura e açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais lentamente. Geralmente é associada ao frango para potencializar o rendimento pós-treino, uma vez que esse alimento é fonte de proteína de alto valor biológico.

Inhame: carrega um fito-hormônio chamado diosgenina, cuja função é impedir que as moléculas de gordura sejam absorvidas, controlando o peso corporal. Possui ainda ação antioxidante (retarda o envelhecimento) e a anti-inflamatória amenizando sintomas da TPM, depressão, além de reduzir o colesterol ruim e aumentar as defesas do organismo.

Mandioca: devido à grande presença de fibras, retarda a absorção dos carboidratos e ajuda no bom funcionamento do intestino. Juntamente com a batata-doce e o inhame, são campeões de níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem estar, reduzindo dessa forma alguns dos efeitos negativos do estresse, entre eles, a estocagem de gordura na barriga.

Batata yacon: com textura macia e sabor semelhante ao da pera e do melão, pode ser considerada um alimento funcional, pois possui grande quantidade de fruto oligossacarídeos einulina, os famosos prébioticos, que servem de alimento para as bactérias boas que vivem no nosso intestino. Além disso, não são absorvidos pelo sistema digestivo, tendo o mesmo efeito das fibras alimentares, e por isso, é bastante recomendada no controle do diabetes.


Para incluir essas raízes do bem na sua alimentação, você pode fazê-las cozidas, assadas, na forma de purê, fritas e em alguns casos, usá-las na forma de farinha, como é o caso da mandioca, que dá origem ao polvilho, farinha e tapioca. Basta usar a criatividade!

Por Gabriela A. Malheiros (CRN-3 23.806)
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/inclua-raizes-na-sua-alimentacao-2-1-1-827.html

Nenhum comentário: