Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AÇAFRÃO – CROCUS SATIVUS

O Açafrão (Crocus sativus) é também conhecido como Açafrão-Verdadeiro, Açafreiro, Açafroeiro, Açafrão-Espanhol, Assafrão, Saffron Crocus e Persian Saffron (inglês), Nagakeshara (sânscrito) e Zang Hong Hua (chinês). Pertence a família Iridaceae.

Usos Tradicionais: anemia, artrite, asma, cólera, colesterol alto, contusões, depressão, diarréia, dismenorréia, escarlatina, estado de choque, gota, hipertensão, histeria, impotência sexual (disfunção erétil), infertilidade feminina, infertilidade masculina, menopausa, neuralgia, reumatismo, sarampo, tosse.

Propriedades Medicinais: abortivo, afrodisíaco, anódino, antiespasmódico, carminativo, diaforético, emenagogo, estimulante, laxante, rejuvenescedor, sedativo, tônico estomacal.

O Açafrão é usado na medicina alternativa para ajudar a diminuir tosses e diarréias crônicas. A crocetina presente na planta aumenta o oxigênio no sangue, o que pode contribuir para a prevenção de formação de placa nas artérias. É usado em perfumes e em cosméticos como agente de coloração e aplicado em compressas para contusões, neuralgias e reumatismo.

É usado na culinária como um condimento que colore arroz, paelha, picadinhos e pães. Muito aplicado na culinária holandesa. É adicionada a licores e Chartreuse. O Açafrão é composto de óleo essencial (eucaliptol, safranal, terpenos), glicosídeo amargo (crocina), crocetina, picrocina, carotenóides, vitamina B-1 e B-2. O uso em excesso pode danificar os rins e o sistema nervoso central. Grandes doses podem causar tosses, dor de cabeça e podem agir como um narcótico. Não deve ser utilizado durante a gravidez.

O nome de gênero, Crocos, é oriundo do grego “krokos”, que significa “linha”, em referência aos estigmas da planta. Sativa recorre à longa história de cultivo da planta. A lenda diz que Açafrão era o nome de um jovem homem que Hermes amou, mas matou acidentalmente. Onde o sangue dele foi derramado o Açafrão floresceu primeiro. Para os gregos, o Açafrão representou beleza, vida e mocidade e era assim dado como um presente para recém-casados.

O Açafrão é a erva mais cara do mundo. O quilo chega a custar mais de 150 mil reais. Para produzir cerca de um quilo de Açafrão é necessário cerca de 75000 estigmas secos da planta. No entanto, depois de três anos de crescimento, as plantas só tem três estigmas. Adulterar o Açafrão no Século XIII era castigado com a pena de morte em alguns lugares.

Na medicina Ayurveda, o Açafrão ajuda a aumentar as qualidades do amor e da espiritualidade. O Açafrão é estimado como uma planta de tintura importante. A crocina é uma substância que rende uma coloração tão potente que somente um grama dela pode colorir cerca 100 litros de água.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-acafrao.html

Nenhum comentário: