Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CHIA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Chia – Salvia hispanicaA chia (Salvia hispanica) é uma planta medicinal rica em ácidos graxos ômega-3. Pertence a família Lamiaceae.

Benefícios da chia

As sementes da chia possuem propriedades antioxidantes e são ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares dietéticas e ômega-3. As qualidades demulcentes e refrescantes tornam as sementes de chia excelentes para aliviar febres e feridas (cataplasma). Devido a sua composição, a chia possui efeitos positivos em alguns de tratamentos para depressão e transtornos do humor. Também pode aliviar distúrbios cerebrais, como o Mal de Alzheimer e o transtorno de déficit de atenção (TDAH).

As sementes também podem ser úteis para os diabéticos, auxiliando na estabilização do açúcar no sangue e prevenção da hipertensão. Em um estudo de 2007 publicado no Diabetes Care, pesquisadores descobriram que pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que consumiram 37g de chia (cerca de 6 colheres de sopa) por dia, tiveram sua taxa de proteína C-reativa (um marcador de inflamação) diminuída em 32%, além da redução da pressão arterial sistólica e diastólica, e uma melhoria na taxa de açúcar no sangue.

A semente da chia é composta de aproximadamente um terço de proteínas, um terço de óleo e um terço de fibra solúvel dietética. O óleo na semente de chia contém concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. A semente também possui em sua composição, antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten e possuir pouca quantidade de sódio. É uma das fontes vegetais com maiores concentrações de ômega-3, ferro e cálcio. Toda a planta da chia pode ser consumida em saladas, sopas ou cereais. As sementes da chia podem ser comidas cruas ou adicionais a farinhas para bolos. A chia fresca é uma bebida saudável quando feita por imersão das sementes em água ou suco de frutas. Pode ser também utilizada como especiaria na cozinha para ser borrifada em pães, bolos e biscoitos.

Existem variações da semente de chia, que podem ser pretas, brancas ou misturadas. No entanto, todas pertencem à mesma variedade botânica e essas diferenças ocorrem dependendo da área cultivada, o que não chega a alterar as propriedades da planta. A espécieSalvia columbariae é conhecida como chia-dourada ou golden chia (inglês).
Contraindicações e efeitos colaterais da chia

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

A chia é nativa do sudoeste dos Estados Unidos e América Central, sendo encontrada principalmente no México. Foi muito valorizada como fonte de alimento e moeda de pagamento pelos Astecas. Dizia-se que uma colher de chá de semente de chia era suficiente para sustentar um índio durante um longo dia de marcha.

Há controvérsias sobre a origem do nome chia, sendo que uma das versões diz que a palavra é derivada de chiabaan, que significa “fortalecimento”. Outra pesquisa apontou que o nome da semente é oriundo da palavra asteca chian, que significa “oleosa”.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/chia-salvia-hispanica.html

Nenhum comentário: