Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SABUGUEIRO – SAMBUCUS NIGRA

O Sabugueiro (Sambucus nigra) é também conhecido como Sabugueiro-Negro,Sabugueiro-Preto, Sabugueirinho, Sambu e Árvore-de-Música. Inclui a espécie Sambucus canadensis. Pertence a família Capricafoliaceae.

Usos Tradicionais: acne, catarro, dor de cabeça, dor de garganta, febre, gota, gripe, infecção respiratória, inflamações, obesidade, resfriados, reumatismo, sarampo.

Propriedades Medicinais: antiespasmódico, diaforético, diurético, estimulante, expectorante, laxante.

Na medicina alternativa, é feito um xarope com os frutos para prevenir resfriados e gripe. As frutas são um tônico restaurativo e um rico nutriente. Os frutos também são usados em programas de perda de peso quando consumidos em forma de suco ou cápsulas. Com a flor de Sabugueiro se pode fazer uma lavagem antiinflamatória. É usada em preparações cosméticas como lavagem de pele, toner, loção e enxaguante de cabelo.

Na culinária, a flor do Sabugueiro pode ser batida e acrescentada a bolinhos e outras comidas. Com os frutos se pode fazer torta, pudins, massas, sorvete e xarope. Com as flores também é possível fazer sidra sem álcool. A planta é constituída quimicamente de óleos essenciais, flavonóides, taninos, ácido viburnico. Os frutos são muito ricos em vitamina C, betacaroteno, ferro e potássio. O chá de Sabugueiro é uma bebida muito consumida no Brasil.

Os frutos maduros são cozidos antes de serem utilizados. Embora a casca e a raiz também sejam usadas medicinalmente, podem ter efeito fortemente purgante e emético e só podem ser usados com supervisão de um profissional da saúde competente.

Muitas culturas acreditavam que a madeira do Sabugueiro era tão especial que se recusavam a queimar a madeira ou cortá-la para fazer mobília. O Sabugueiro era plantado atrás de casas para protegê-las de raios, trazer prosperidade, manter o matrimônio feliz, deixar as crianças saudáveis e proteger do mal.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-sabugueiro.html

Nenhum comentário: