Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AGRIÃO – NASTURTIUM OFFICINALE

O Agrião (Nasturtium officinale) é uma planta medicinal também conhecida como Agrião-da-Água, Agrião-Comum, Agrião-Verdadeiro, Pimenta-da-Água; Watercress, Brooklime, Brown Cress, Cress, Cresson, Nasturtium, Water Cresses, True Watercress, Watercress (inglês). Inclui a espécie Nasturtium microphyllum. Antigamente, o Agrião de nome popular era conhecido pelos nomes de espécie Rorippa nasturtium-aquaticum e Rorippa microphylla. Pertence a família Brassicaceae.

Usos Tradicionais: acne, anemia, asma, bronquites, câncer, congestão linfática, dermatite, diabetes, dor de cabeça, eczema, flatulência (gases intestinais), gota, inchaço glandular, muco, sardas, tuberculose.

Propriedades Medicinais: afrodisíaco, anti-séptico, antiescorbutico, aperitivo, diurético, estimulante metabólico, expectorante, febrífugo, hipoglicêmico, laxativo, nutritivo, purgante, tônico estomacal.

O Agrião é usado como um tônico capilar para estimular o crescimento dos cabelos. Tradicionalmente, o suco é aplicado para esfolar e clarear acnes, eczema e sardas. É feito cataplasma para inchaços glandulares e linfáticas.

Na culinária, as folhas são muito usadas em saladas, sanduíches, refogados, frituras e como uma guarnição. É possível fazer uma sopa de Agrião. O Agrião é composto de glucosídeo, gluconasturtina, óleo essencial (isotiocianato de etilo), betacaroteno, vitamina C, iodo, ferro, manganês, zinco, enxofre, germânio, flúor e cálcio. Deve-se lavar o Agrião muito bem, vez que a planta pode abrigar parasitas caso seja cultivado em água contaminada. Não é recomendável a utilização durante a gravidez e em doses altas, vez que o uso excessivo pode irritar os rins.

O nome de gênero, Nasturtium, é derivado do latim “nasus tortus”, referência as qualidades pungentes da planta. Antigamente, pessoas foram aconselhadas a comer Agrião pois o mesmo era considerado como um tônico cerebral. O Agrião é cultivado e se desenvolve melhor em águas correntes rasas e frias.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-agriao.html

Nenhum comentário: