Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 18 de abril de 2015

Prato colorido: 7 hortaliças e frutas que realçam o prato

Prato colorido é o que há! Além da rica mistura de sabores, sabemos que, quanto mais colorido for o prato, mais chances ele tem de ser saudável e nutritivo. Assim, na minha tentativa de buscar uma alimentação mais saudável (parei com o refrigerante, diminuí a ingestão de glúten e estou tentando comer mais frutas e hortaliças), encontrei algumas ideias de receitas no livro Dicas Secretas para tentar comer melhor e deixar meu prato colorido e saudável!

A seguir, você encontra receitas de 7 alimentos igualmente deliciosos e ricos em nutrientes que vão dar mais sabor e criatividade ao seu cardápio:
1- Alho
Remova as camadas fininhas e mais soltas de uma cabeça de alho, fatie um pequeno pedaço do topo, borrife levemente com um pouco de azeite, embrulhe em papel-alumínio e asse em forno preaquecido a 180ºC durante aproximadamente uma hora. A seguir, esprema a pasta cremosa que sairá da casca do alho e espalhe sobre torradas quentes. O resultado não só é delicioso como também lhe proporcionará uma imensa dose de thioallyls, nutriente fitoterápico capaz de baixar os níveis de colesterol no sangue, além de impedir a formação de coágulos que podem vir a lesar o coração.

Cientistas acreditam que você possa baixar seu colesterol em aproximadamente 9% só de comer alguns dentes de alho fresco, diariamente, durante um período de até seis meses.

2- Abacate
É verdade, é rico em gordura, mas trata-se de gordura “boa” – do tipo monoinsaturado, que ajuda a baixar o nível de colesterol. Experimente amassar um abacate maduro com um pouco de suco de limão, uma cebola e um tomate picados como recheio de batatas cozidas ou panquecas.

3- Funcho
Também conhecido como anis ou erva-doce, o funcho tem sabor adocicado e é levemente licoroso. As folhas delicadas podem ser usadas como tempero em sopas e ensopados. A base larga e bulbosa é servida como legume e pode ser comida crua ou fatiada e cortada em cubos para ensopados, sopas e recheios. O funcho ajuda a digestão e combina bem com peixes.

4- Batata-doce
Uma única batata-doce pode proporcionar toda a cota diária recomendada de vitamina E e você ainda vai obter uma porção satisfatória das vitaminas A e C, além de boa quantidade de outras vitaminas e minerais. Batatas-doces não possuem parentesco com as batatas-inglesas, mas podem ser usadas de maneira similar. Asse-as com casca ou amasse-as com um pouco de manteiga e uma pitada de canela moída na hora.

5-Agrião
Os romanos e os egípcios antigos comiam essa folha verde e apimentada para aumentar a capacidade mental e o nível energético. O agrião é rico em vitamina C e ferro, e também possui alto grau de antioxidantes e quantidades importantes de magnésio e potássio. Salpique-o nas saladas, misture em ensopados ou purês de batatas e em temperos para preparar uma deliciosa sopa.

6- Manga
Essa fruta exuberante é uma das melhores fontes de fibras e de vitaminas essenciais diárias – A, C e E. Sua polpa suculenta e doce é também excelente fonte de poderosos antioxidantes, considerados bons para ajudar a combater doenças do coração, câncer e danos causados pelo envelhecimento.

Mangas são especialmente ricas em potássio, conhecido aliado na redução do risco de hipertensão. Acrescente a vitaminas, corte em cubos e coloque em saladas de frutas e molhos mexicanos, e faça purês para criar fabulosos molhos para peixes e frango.

7- Ameixa seca
O fruto seco de certas espécies de ameixa contém uma fibra solúvel especial denominada pectina, que forma um gel nos intestinos quando ingerida. Esse gel absorve qualquer colesterol em excesso, varrendo-o para fora de seu corpo.

Em um estudo científico, 41 homens com colesterol levemente alto acrescentaram 12 ameixas secas à sua alimentação diária durante quatro semanas. O nível de colesterol no sangue caiu vertiginosamente.

Misture ameixas secas com um pouco de água, faça um purê macio e use-o para substituir alguns dos óleos e gorduras que você usa normalmente no preparo de bolos, tortas e biscoitos. Ameixas também darão um sabor agridoce a ensopados e saladas.

Por: Raphani Margiotta

Fonte: Seleções

Nenhum comentário: