As estações de trem ao redor do mundo se consolidaram como atrações turísticas, indo além de um simples ponto de entrada e saída em um meio de transporte. Isso acontece por conta da arquitetura, da barroca à contemporânea, que causa impacto visual. Muitas dessas estações foram concebidas entre os séculos 19 e 20, quando andar de trem era algo novo, fascinante e extremamente moderno.
Estes espaços eram, e seguem até hoje, sendo não só um ponto de conexão entre cidades, mas símbolos de impérios completos. O mais interessante é que estes trechos resistiram às guerras, a ação do tempo e o desenvolvimento urbano. Mesmo que trens mais modernos sejam o grande investimento da vez, é impossível deixar de lado estas belas obras arquitetônicas e turísticas, fazendo com que os governos invistam em seus restauros e as mantenham atraentes e eficientes nos serviços oferecidos.
Diferente de aeroportos, não há a necessidade de chegar com tantas horas de antecedência para a viagem, mas vale a pena reservar um tempinho a mais para conhecer estas estruturas tão impactantes. Olha só:
1. Gare du Nord, Paris, França
Com arquitetura neoclássica, esta estação parisiense tem lá seus defeitos, mas vale a pena parar um pouco o tempo para admirá-la. Na fachada, 23 estátuas femininas esbanjam beleza e não só isso, já que têm um significado importante: representam as cidades conectadas pela companhia de trem, que, além de Paris, inclui Bruxelas, Londres, Viena, Amsterdã, Berlim, Frankfurt e Varsóvia.
Foto via
2. St. Pancras International, Londres, Reino Unido
Construída em 1868, a icônica estação vitoriana é um dos cartões-portais da cidade, destacando-se como um dos maiores espaços fechados do mundo. Essa relíquia quase foo demolida em 1966, mas permaneceu firme e forte , sendo renovada em 2001.
Foto via
3. Estação Ferroviária CFM, Maputo, Moçambique
Marcada pela arquitetura colonial, vinda da evidente influência portuguesa, chama a atenção pela enorme cúpula de bronze que adorna no telhado. Com antigas locomotivas à vapor, a estação ainda serve como reduto cultural, onde acontecem exposições e concertos.
Foto © Cristian Carrara
4. Estação de Sirkeci, Istambul, Turquia
A estação central construída em 1888 serve de hub de conexão para diversas cidades europeias. A arquitetura presente é tão multicultural quanto o restante do país, incorporando azulejos coloridos, adornos orientais e grandes torres de relógio que iluminam o local.
Foto via
5. Estação Southern Cross, Melbourne, Austrália
Com foco na arquitetura sustentável, a estação de trem chama a atenção por seu telhado ondulado, que remete ao conceito de open space, cobrindo 60 mil metros quadrados. Seu planejamento permite que as fumaças de óleo diesel, calor e gases escapem por entre suas vias com a força dos ventos.
Foto © Richard Green
6. Estação de Kanazawa, Kanazawa, Japão
Um enorme e moderno portão xintoísta, chamado de ”Tambor Gate” (Tsuzmi-mon), com colunas que fazem alusão ao tambor tsuzumi, recebe os turistas que chegam de outras regiões. Feito de madeira, o portal se destaca, mas ainda faz companhia para outros adornos interessantes, como esculturas diversas e um relógio digital de água.
Foto via
7. Estação de Atocha, Madri, Espanha
A estação de trem conta com um belo jardim botânico em seu interior, além de um santuário de tartarugas, numa lagoa na outra extremidade da área verde, que atrai turistas e curiosos o tempo todo. E não subestime o jardim, pois conta com 2 mil plantas tropicais de 260 espécies distintas. O espaço ainda conta com diversos cafés e até uma casa noturna, para distrair os passageiros que aguardam seus trens.
Foto via
Foto via
8. Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai, Índia
Exuberante, a estação planejada pelo arquiteto britânico F. W. Stevens e construída no século 19 une típicos marcos indianos com toques góticos em sua estrutura. Torres, cúpulas, padrões florais e animais são alguns detalhes que tornam o local um dos Patrimônios Históricos da Humanidade.
Foto via
9. Estação de São Bento, Porto, Portugal
Relembrando a arquitetura parisiense do século 19 em seu exterior, a estação portuguesa chama a atenção de longe. No hall de entrada, uma agradável surpresa: uma parede revestida com 20 mil azulejos de cerâmica, que demorou 11 anos para o artista Jorge Colaço deixá-la completa. Os desenhos retratam a história do transporte em Portugal.
Foto via
Foto via
10. Terminal Grand Central, Nova York, Estados Unidos
Construído no início do século 20, a estação de trem destaca o estilo Beaux Arts, que foca na riqueza de detalhes e formas históricas, vistas em candelabros, um enorme relógio Tiffany, estátuas de deuses romanos, colunas, arcos e janelas de 23 metros de altura em seu salão principal.
Foto via
Foto via
http://nomadesdigitais.com/conheca-as-10-estacoes-de-trem-mais-belas-do-mundo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário