Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ABÓBORA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS

Abóbora – Cucurbita pepo

A abóbora (Cucurbita pepo) é também conhecida como aboboreira, abrobra, jerimum, jerimunzeiro, gerimum, girimum, abóbora-amarela, abóbora-grande, abóbora-italiana, abóbora-moranga, abóbora-quaresma, abobreira-grande, cabaceira, cucurbita, pumpkin (inglês), abobra (espanhol), courge (francês), peperone (italiano), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Cucurbita courgero, Cucurbita elongata, Cucurbita esculenta e Cucurbita ovifera. Pertence a família das Cucurbitáceas.
Benefícios da abóbora

As partes utilizadas medicinalmente são as sementes, flores, polpa e folhas. As sementes de abóbora são uma das sementes mais nutritivas disponíveis na natureza. Possuem altas quantidades de esteróis vegetais, que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL, o chamado “mau colesterol” ou “colesterol ruim”. Para usufruir dos benefícios das sementes da abóbora, basta comer uma quantidade equivalente a um quarto da xícara por dia. O óleo da abóbora é uma fonte nutritiva de vitaminas e minerais como o ácido linoleico e os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

As sementes e o óleo de abóbora tem sido utilizados desde os tempos dos antigos no tratamento e cicatrização de peles danificadas por queimaduras e feridas. As sementes são úteis para pessoas com osteoporose por causa de seu teor de zinco, que ajuda a diminuir a deterioração da densidade mineral óssea. Também podem beneficiar pessoas com artrite, reduzindo a inflamação. As sementes também podem melhorar a saúde da próstata e ajudar com a micção difícil provocada pelo aumento da próstata. Ela também pode diminuir o risco de contrair pedras nos rins, além de eliminar parasitas e vermes do corpo. É também usado como tratamento para a nefrite e outras condições associadas com o sistema urinário. Alguns estudos também sugerem que as sementes melhorar a função da bexiga. A planta é mais conhecida pelo efeito que exerce no combate a expansão da hiperplasia benigna da próstata (HBP). As sementes contêm uma grande concentração de fitoquímicos chamados cucurbitacinas.

As sementes de abóbora também ajudam a combater a ansiedade e depressão, vez que contém L-triptofano, um composto antidepressivo natural. O óleo verde grosso feito a partir dessas sementes são emolientes, calmantes e laxantes. Também é benéfico para os pulmões e mucosas, além de ser utilizado para tratar a síndrome do intestino irritável.

A adição do ácido linoleico e dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 na dieta aumenta a energia, o foco mental e a vitalidade geral. As sementes de abóbora também contém boa quantidade de vitamina A, vitamina K e ácido fólico, além de vitamina B3. São ricas em minerais como fósforo, potássio, magnésio, e possuem pequena quantidade de sódio, cálcio, ferro, zinco e selênio.
Contraindicações e efeitos colaterais da abóbora

Poucos efeitos colaterais são associados com o consumo de sementes de abóbora. Em um estudo de 2000 que analisou a eficácia dos sementes para o tratamento da HBP, cinco dos 476 participantes do estudo tiveram reações que poderiam ter sido relacionados com o uso das sementes, incluindo dor de cabeça, dor de estômago, ondas de calor e queixas gastrintestinais. Ao utilizar as sementes de abóbora junto com diuréticos, um profissional da saúde deverá ser consultado.

História e curiosidades

Acredita-se que as abóboras sejam nativas da América do Norte. O mais antigo registro do uso de semente de abóbora foi encontrado no México e datado em cerca de 5.500 a.C. Nos Estados Unidos, a abóbora é uma planta extremamente popular por suas propriedades medicinais e nutritivas, sendo inclusive sendo um dos maiores símbolos da tradição americana do Halloween.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/abobora.html

Nenhum comentário: