Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 11 de novembro de 2014

SOJA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS.


Soja – Glycine maxA soja (Glycine max) é uma planta também conhecida como feijão-da-China, feijão-soja, soya(espanhol), soy e soyabean (inglês), sojabohne (alemão), dentre outros nomes populares. A soja “tradicional” faz referência à espécie Glycine soja. Já a soja consumida amplamente é aGlycine max, uma estirpe selecionada da planta, de qualidade superior, com maior teor de óleos e proteínas. Pertence a família Fabaceae.


Benefícios da soja

A soja, além de ser um alimento nutritivo, rico em proteínas de fácil digestão, pode auxiliar em dietas para perda de peso, redução de gordura e colesterol ruim e até mesmo prevenção do câncer e de várias outras doenças. A proteína de soja pode ser utilizada como suplemento natural para a recuperação muscular. Pode prevenir ou retardar doenças que vêm com a idade avançada, incluindo certas formas de câncer, mal de Alzheimer e várias formas de doenças do coração, incluindo ataques cardíacos e derrames.

A soja é um alimento que contém quantidades mínimas de gordura e colesterol, sendo rica em proteínas de fácil digestão. Os produtos à base de soja costumam ser ricos em antioxidantes e aminoácidos importantes, sendo muitas vezes apontados em estudos como responsáveis na prevenção de certas formas de câncer. As isoflavonas daidzeína e genisteína são encontrados em abundância na soja. É um alimento conhecido como possuidor “proteínas completas”, ou seja, quaisquer aminoácidos que o corpo é incapaz de produzir por conta própria são encontrados na planta. Lembrando que o corpo necessita de 20 aminoácidos para se sustentar, mas apenas 11 destes são produzidos naturalmente dentro do corpo. Os outros nove são encontrados em dietas. A soja é a única fonte vegetal que contém todos esses nove aminoácidos.

Por causa das hormonas encontradas na planta, a planta também previne cancros hormonais, incluindo os da mama, bexiga, próstata e do cólon. Acredita-se também que o pó de proteína de soja pode contribuir para cortar os sintomas da menopausa nas mulheres e pesquisas tentam concluir se a soja protege contra a osteoporose. Os antioxidantes encontrados na soja combatem a formação de placas nos vasos sanguíneos, responsáveis por obstruir as vias e causar derrames e ataques cardíacos. Além disso, os antioxidantes encontrados no tecido da planta podem reduzir os sintomas da artrite.

A Glycine max é base para diversos produtos, incluindo o leite de soja, o tofu, o miso e o molho tamari (tradicional na cozinha da Indonésia e outros países do Oriente), além de outros alimentos consumidos por todo o mundo. A espécie Glycine max faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Contraindicações e efeitos colaterais

Estudos preliminares apontaram que o consumo em excesso de soja pode reduzir o número de espermatozóides e em alguns casos causar ginecomastia.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/soja-glycine-max-proteina-tofu-leite-de-soja.html

Nenhum comentário: