Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 11 de novembro de 2014

MANJERICÃO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS

Manjericão – Ocimum basilicum

O manjericão (Ocimum basilicum) é uma planta medicinal também conhecida como basílico, basílico-grande, segurelha, alfavaca-cheirosa, alfavaca-doce, mangericão-anão, mangericão-branco, manjericão-de-folha-larga, manjericão-doce, manjericão-dos-cozinheiros, albahaca(espanhol) e basil (inglês). Pertence a familia Lamiaceae.
Benefícios do manjericão

Todo o manjericão (folhas, flores, raízes, óleo essencial e sementes) é rico em propriedades curativas que são utilizadas para os mais diversos fins na medicina popular. Possui um sabor aromático delicado, além de ter um baixo teor de sódio e ser virtualmente isento de calorias (vez que apresenta uma quantidade desprezível de calorias). Muito utilizado como tempero em várias refeições, o manjericão é rico em algumas vitaminas essenciais.

As folhas do manjericão frescas são ricas em vitamina A. Uma grande pequena de manjericão (inferior a 1/4 de uma xícara) fornece cerca de um uarta da ingestão diária recomendada de vitamina A, que dentre outras propriedades, beneficia a visão, sobretudo a capacidade de enxergar durante a noite. Já a vitamina K presente no manjericão beneficia a cartilagem, ossos, aparelho digestivo e tecidos pulmonares, além de evitar contusões, hemorragia e perda de sangue. O manjericão também possui luteína e zeaxantina, dois nutrientes que ajudam o organismo a filtrar luz, evitando danos aos olhos causados ​​pela exposição prejudicial à luz. Uma dieta composta de luteína e zeaxantina pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Na medicina alternativa o manjericão também é usado em forma de cataplasma ou unta para picadas de inseto, acne e lombriga. Em forma de gargarejo para limpeza bucal. Para revigorar, as folhas são usadas em banho. O óleo essencial do manjericão é importante na indústria de perfumaria e na aromatização de alimentos e bebidas, além de ajudar a proporcionar uma energia extra e quando adicionado a oléos de massagem para músculos doloridos. A queima da erva age como um incenso com propriedades antissépticas. Uma vasilha contendo manjericão ajuda a repelir moscas e mosquitos. O suco do manjericão é aplicado em infecções fungosas.

Na culinária, o manjericão é muito utilizado em ensopados, saladas, temperos para carnes e peixes e como acréscimo em molhos (principalmente o de tomate). Possui boa quantidade de betacaroteno e vitamina C.
Contraindicações e efeitos colaterais do manjericão

O manjericão é seguro nas quantidades utilizadas nos alimentos e também não oferece riscos quando usados por adultos medicinalmente em curtos períodos. Em algumas pessoas o manjericão pode reduzir a quantidade de açúcar no sangue.

História e curiosidades

O manjericão era utilizado como uma erva de embalsamento no Egito Antigo. Na Índia, é considerada uma das plantas mais sagradas. No México, algumas pessoas acreditam que deixar uma folha de manjericão no bolso atrai dinheiro e mantém a pessoa amada por perto. Na região do Mediterrâneo, a erva é plantada nas beiras de janelas para repelir mosquitos e moscas domésticas. A alfavaca é uma variedade de manjericão.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/manjericao-ocimum-basilicum.html

Nenhum comentário: