Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 11 de novembro de 2014

CARQUEJA-DOCE: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Carqueja-doce – Baccharis articulata

A carqueja-doce (Baccharis articulata) é uma planta medicinal também é conhecida como carquejinha, carqueja-amarga, carqueja-do-mato, dentre outros nomes populares. Pertence a família Asteraceae.

Benefícios da carqueja-doce

A carqueja-doce possui propriedades medicinais que combatem problemas digestivos, diuréticos, debilidade orgânica, anemia, úlceras, além de reduzir febres. A carqueja-doce pode ser usada para o tratamento de cálculos biliares, insuficiência de secreção de bile, icterícia, cólica biliar, cirrose hepática e congestão hepática. A cinarina presente na planta, além promover a secreção biliar, reduz o colesterol e aumenta a solubilidade do colesterol dos depósitos patológicos (ateroma), agindo como um hepatoprotetor.

Quando atua no combate a doenças do fígado, pode inibir os agentes causadores da esquistossomose e do mal de Chagas. Por meio d de sua função diurética, graças aos seus ácidos e compostos fenólicos (incluindo hispiludina), aumenta a excreção de ureia no rim e fígado. Em conjunto com a cinarina, a cinaropicrina apresenta ação carminativa.

A carqueja-doce é nativa da América do Sul, cresce em áreas rochosas e arenosas no sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. No Paraguai, a carqueja-doce é utilizada como uma erva anti-hipertensiva. Na Argentina e Uruguai, acredita-se que tenha atividade no tratamento de impotência sexual masculina e esterilidade feminina¹. Estudos recentes afirmam que a carqueja-doce possui a capacidade de energizar a libido em mulheres (agente afrodisíaco), induzindo a excitação e aumentando a capacidade orgástica. A exportação da Baccharis articulata, conhecido como “viagra uruguaio”, aumentou consideravelmente nos últimos anos, colocando o Uruguai na posição de liderança como exportador da erva medicinal, além de provocar um recorde na demanda para o público feminino, principalmente nos Estados Unidos.
Contraindicações e efeitos colaterais da carqueja-doce

A carqueja-doce é segura quando usada em doses recomendadas. Quando utilizada em excesso, pode reduzir a pressão arterial.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/carqueja-doce-carquejinha.html

Nenhum comentário: