Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ARNICA-DO-BRASIL: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Arnica-do-Brasil – Solidago microglossaA planta arnica (Solidago microglossa) é também conhecida como arnica-do-Brasil, arnica-brasileira, arnica-silvestre, arnica-da-horta, arnica-de-terreiro, erva-lanceta, espiga-de-ouro, lanceta, macela-miúda, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Solidago linearifolia, Solidago polyglossa, Solidago marginella, Solidago odora, Solidado vulneraria, Solidago nitidula e Solidago chilensis. Pertence a família das Asteraceae.


Benefícios da arnica-do-Brasil
A arnica-do-Brasil é comumente confundida com a Arnica montana, planta medicinal originária das regiões montanhosas da Europa, que possui a maior utilização medicinal dentre as plantas conhecidas como arnica. As folhas da arnica-silvestre possuem propriedades adstringentes e cicatrizantes, sendo utilizadas para o tratamento natural da acne, hematomas e distúrbios estomacais. Alguns estudos têm relatado a atividade cicatrizante e antimicrobiana da Solidago microglossa.

A arnica-do-Brasil apresenta atividade antimicrobiana devido ao seu extrato de metanol, obtido a partir de suas raízes. Em estudos realizados, o óleo obtido através da planta exibiu capacidade de combate contra todas as bactérias e leveduras testadas. O poderoso efeito anti-inflamatório existe devido a presença de helenalina, uma lactona sesquiterpênica que pode ser utilizada especialmente para tratar e aliviar contusões, no entanto, a helenalina é um composto altamente tóxico e em altas quantidades, seus efeitos são particularmente perigosos aos tecidos hepáticos e linfáticos.

A arnica-brasileira também é usada como infusão (chá medicinal) para distúrbios do estômago na medicina alternativa, além de tratar inflamações e acelerar cicatrizações. A arnica-brasileira pode ser utilizada através de maceração, ou seja, a planta é amassada e colocada em um recipiente e logo em embebido em álcool, vinho ou vinagre, junto com água fria. O recipiente é tampado e se aguarda algumas horas ou até mesmo alguns dias para que todos os compostos medicinais da arnica sejam aproveitados. A arnica-silvestre também pode ser utilizada em forma de cataplasma ou emplasto. As folhas são esmagadas, formando uma substância consistente, que é colocada em uma gaze ou pano limpo e aplicado diretamente na região afetada ou machucada do corpo. A Solidago microglossa possui quercitina (flavonoide glicosídeo), saponinas, taninos, resinas, óleo essencial, diterpenos inulina e rutina, ramnosídeos, acido cafeico, 3-metoxibenzaldeído, clorogênico, hidrocinâmico e seus derivados, solidagenona, ácido quínico e acetofenona.
Tintura de arnica-do-Brasil

A tintura da arnica-silvestre é produzida quando se coloca arnica moída junto com álcool e se espera por no mínimo 2 (dois) dias. Após isso, a mistura é coada. O liquido obtido é aproveitado para ser aplicado topicamente em áreas lesionadas do corpo.
Contraindicações e efeitos colaterais da arnica-do-Brasil

A maioria dos efeitos colaterais da arnica são advindos do uso incorreto da planta e seus suplementos derivados. Quando aplicada sobre a pele durante um longo período de tempo, pode levar a eczema de pele e erupções cutâneas. Outros efeitos secundários incluem diarreia, náuseas e vômitos, além de sangramentos em diabéticos ou pacientes que tomam anticoagulantes. Doses altas podem causar arritmia, aumento elevado na atividade cardíaca e afeitar o funcionamento de outros órgãos vitais.

História e curiosidades

A Solidago microglossa é uma planta de flores amarelas que pode chegar até 1,20 metros de altura. A planta é uma nativa da America do Sul, sendo conhecida em território nacional como arnica-do-Brasil ou arnica-brasileira. Também é muito confundida com a espécie Arnica montana, planta originária das regiões montanhosas do norte da Europa, de terras silicosas. O cultivo da Arnica montana no Brasil é de difícil adaptação. A espécie Solidago microglossa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/arnica-do-brasil-solidago-microglossa.html

Nenhum comentário: