Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 11 de novembro de 2014

TOMILHO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Tomilho – Thymus vulgarisO tomilho (Thymus vulgaris) é uma planta medicinal também conhecida como tomilho-de-jardim e tomilho-selvagem (Thymus serpyllum). Pertence a família Lamiaceae.

Benefícios do tomilho
O tomilho, muito utilizado na culinária mediterrânea e grega, possui diversos usos terapêuticos. O chá de tomilho possui propriedades sedativas e ajuda a reduzir a ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides benéficos para à saúde. Os fitoquímicos presente no tomilho ajudam a relaxar o trato digestivo e brônquios, beneficiando pessoas com congestão no peito e indigestão.

O óleo de tomilho demonstrou atividade antibacteriana e antioxidante. O timol, um dos óleo voláteis do tomilho, além de ser um poderoso antioxidante, ajuda a aumentar a quantidade de ácidos graxos ômega-3 e gorduras saudáveis nas células cerebras. Um estudo da Biochemical and Biophysical Research descobriu que o óleo de tomilho ajuda a proteger o organismo contra mudanças relacionadas ao avanço da idade nas células cerebrais de ratos. O tomilho é composto de óleo essencial (borneol, carvacrol, cymol, linalol, timol), princípio amargo, tanino, flavonoides (apigenina, naringenina, luteolina e thymonin), saponinas e ácidos terpênicos. O timol e o carvacrol têm efeito relaxante nos músculos lisos da área gastrointestinal.

Na medicina popular, é usado em forma de líquido para limpeza bucal, evitar a perda de dentes, laringites, feridas de boca, formação de placa bacteriana, dor de garganta, amigdalite e má-respiração. Compressas para congestão pulmonar, incluindo asma, bronquites, resfriados e gripe. Cataplasma para feridas e mastite. Lavagem para infecções fungosas como pé-de-atleta e lombriga, além de piolhos e sarnas. Ducha para candidíase. Compressas para contusões. Colírio para olhos doloridos e enxaguante de cabelo para caspa. Pomada para acne, marcas, queimaduras e feridas. Usada como erva de banho para músculos doloridos, artrite e resfriados. O óleo essencial é acrescentado a sabões e inalações antidepressivas, óleos de massagem para músculos doloridos, reumatismo e ciática, além de ser aplicado diretamente a verrugas.

Na culinária, o tomilho é acrescentado a sopas, guisados, legumes, galinhas, saladas de frutas, quiabos e licor Beneditino. Auxilia na digestão de comidas com alto teor de gorduras e calorias. Ajuda a preservar carnes.
Contraindicações e efeitos colaterais do tomilho

O tomilho não deve ser utilizado durante a gravidez. Como a maioria dos óleos essenciais, deve ser diluído antes de ser aplicado à pele.

História e curiosidades

O nome de gênero, Thymus, é derivado da palavra grega “thymon”, que significa “coragem”, vez que a mesma era usada como erva de banho por soldados romanos para lhes proporcionar coragem. O nome dado ao tomilho-selvagem (serpyllum) é devido ao fato de que antigamente a planta havia sido usada usada para tratar mordidas de cobras venenosas e criaturas do mar, além de ser queimada como um incenso para intimidar escorpiões. Já foi usada para embalsamar. O óleo de tomilho foi usado durante a Primeira Guerra Mundial para tratar infecções e ajudar a aliviar a dor.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tomilho-thymus-vulgaris.html

Nenhum comentário: