Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 24 de maio de 2015

ESPINHO OU ESPINHA

Espinho ou espinha de peixe?



Não são raras as vezes em que as palavras “espinha”  e “espinho” são utilizadas como se fossem sinônimos. No entanto, elas se referem a conceitos diferentes e, nesse contexto, nada melhor do que a Biologia para apontar alguns exemplos.


Espinha

1- Nome comum dado à inflamação dos folículos pilosos de certas regiões da pele, denominada acne.



2 - Nome dado aos ossos finos e pontiagudos, formados principalmente por carbonato de cálcio, que compõem o esqueleto de peixes ósseos. São facilmente encontrados quando nos alimentamos de espécies pertencentes a esse grupo.



3 - Forma comum de se referir à coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, ou coluna espinhal (ou espinal). Formada por ossos menores, denominados vértebras, alternados pelos discos invertebrais; uma de suas principais funções é proteger a medula espinhal (ou espinal). Além disso, ela dá sustentação ao corpo, também conferindo certa flexibilidade, graças aos discos invertebrais.



4 - O nome espinha, acompanhado pelo termo “bífida”, diz respeito a uma anormalidade congênita do sistema nervoso, caracterizada pela má-formação do tubo neural.

Espinho

1 - Nome dado a estruturas pontiagudas encontradas em algumas plantas, geralmente no caule, protegendo a planta, principalmente contra predadores. Trata-se de folhas ou ramos modificados.



2 - Nome dado a estruturas pontiagudas encontradas no corpo de alguns animais, com a principal função de defendê-los contra predadores.


Importante:

Acúleos, estruturas pontiagudas localizadas na epiderme de algumas plantas, são muitas vezes confundidos com espinhos. Uma forma de diferenciá-los é reconhecendo que os acúleos são facilmente destacáveis da planta, uma vez que são mais superficiais. Os “espinhos” da roseira, por exemplo são, na verdade, acúleos.

http://www.curiosoelegal.com/2015/04/espinho-ou-espinha.html

Nenhum comentário: